HISTÓRIA

Aos 91 anos, locutor do coreto da Estação nos anos 1960 se emociona com homenagem

Numa década romântica, serviço de alto-falante de Olivar Tasso marcou a vida de muita gente na cidade; ele foi padrinho de casamento de casais que se conheceram na praça.

Por N. Fradique | 18/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

N. Fradique/GCN

Olivar Tasso (à esquerda) durante homenagem na Câmara Municipal de Franca: parte da história da cidade
Olivar Tasso (à esquerda) durante homenagem na Câmara Municipal de Franca: parte da história da cidade

Todas as cidades têm suas histórias e lugares que marcaram a vida das pessoas. O bairro da Estação, em Franca, não é diferente. Numa época romântica, mais precisamente nos anos 1960, uma voz também marcou a vida de muita gente. Ali, no coreto da praça Sabino Loureiro, existia um serviço de som, com recados comerciais, recadinhos românticos e muita música de qualidade.

A praça faz parte da história daquela região da cidade, já que é quase interligada ao prédio da Estação Ferroviária. Naquele tempo, as mulheres e homens davam voltas em torno do coreto. Aquele locutor do serviço de alto-falante chegou até ser convidado para ser padrinho de muitos casamentos, namoros que se iniciaram ali.

O dono daquela voz, Olivar Tasso, hoje está com 91 anos. Entre tantas homenagens já recebidas, ele foi agraciado com mais uma nesta semana, na Câmara Municipal. Apoiando-se em um andador e com a voz muito baixa, ele conseguiu dizer ‘muito obrigado pela homenagem’.

Dentre diversas reportagens sobre Olivar, destacam-se o jornal Comércio da Franca, de 4/8/1988, e pelo trabalho de comunicação realizado (CTBC, Escola Estadual Jerônimo Barbosa Sandoval, Noite EP de Franca).

O filho de Oliver, que leva o mesmo nome, disse que a história do bairro da Estação, onde a família morou a vida toda, tem um capítulo à parte com o nome de Olivar Tasso. “É uma história longa de mais de 60 anos dedicado à comunidade, um trabalho exemplar. Trabalhou em três períodos e à noite, sempre com o serviço de alto-falante em uma época marcante”, disse o filho Olivar Gimenes Tasso.

Com o passar do tempo, a região perdeu um pouco as características originais com algumas revitalizações, mas o filho diz que as lembranças da época tomam conta de sua mente quando passa no local. “Eu era moleque. Ainda peguei uma parte de quando as pessoas faziam um círculo, com os homens para um lado e as mulheres para outro. Ali existiam as paqueras, muitos casamentos”, relembra o filho, que estava acompanhado no instante da homenagem de Rosana e Cristina, também filhos do ex-locutor.

O filho conta que o seu pai e a sua mãe foram padrinhos de muitos casais. “Meu pai e minha saudosa mãe foram padrinhos de inúmeros casamentos que começaram na praça”.

Olivar Gimenes sabe que o tempo passa e tudo muda, mas tem a esperança de ver aquela parte da Estação revitalizada. A prefeitura tem um projeto de reforma em andamento do prédio da Mogiana da praça Sabino Loureiro e a construção de um boulevard ligando os dois espaços. “O bairro da Estação é muito querido, é uma história. Passar por ali e ver o coreto dá uma saudade muito grande”, disse o porta-voz da família.

A homenagem foi bastante emocionante, com toda família, principalmente Olivar sendo aplaudido de pé. O autor da homenagem, o vereador Marcelo Tidy, disse: “A história que o senhor Olivar tem na comunidade francana emociona a todos”.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

4 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Olivar GIMENES Tasso
    26/03/2023
    Pois é pessoal, a história se fez-se todos com lembranças maravilhosas, não somente pelo serviços de alto falantes Zig-zap do meu Pai, mas também pela época vivida com muito mais amor, respeito, etc . Novos tempos, tudo passa, mas a saudade e a alegria de ter vivido aqueles momentos são enormes. Um grande abraço a todos que viveram isto e puderam acompanhar este momento inesquecível para nossa família. Que Deus abençoe a todos.
  • Abreu
    18/03/2023
    Nascido e criado que fui no bairro da Estação tenho gratas memórias dos anos 60 e 70 da minha infância e juventude passadas na pracinha Sabino Loureiro ouvindo no alto falante do Seu Olivar as músicas daqueles tempos, O footing dos namorados ouvindo o serviço Zig-Zag do seu Olivar, as ofertas de músicas dos casais, o Bar São João e o Bar 46 do seu Ghedini, a farmácia America, o Dario Supermercado, a vitamina do seu Antônio, o Bar do Tatu e k Bar Minerva, a barbearia do Seu Molina, o Baigi, o Badi, do Nego chauffer de táxi, da Mogiana que aínda passava, puxa vida....eu não tinha nada, mas agora eu sei que tinha tudo. E o Seu Olivar por testemunha, ahh...tava esquecendo, a sorveteira Branca de Neve do Seu Tito....lembro de ter ouvido no Zig-Zag do Seu Olivar os jogos da Copa do Mundo de 1970, que na minha casa não tinha TV, a resolvem de pneu do Viaro onde eu ganhava as gomas pra fazer estilingue, o barracão do Expresso Radial em frete a casa do Seu Mikail Micreck e do Seu Alvorim caminhoneiro, o posto Presoto e depois o bar da Maricute e do Seu Dito Clovis....Meu Deus, esses são o amálgama da minha vida, quanta vontade que eu pudesse voltar no tempo para passar Maia um dia naquela pracinha....
  • Edson
    18/03/2023
    NAO TEM COMO ESQUECER AQUELA VOZ ,MERECIDAMENTE HOMENAGEM. SÓ FICOU A SAUDADES
  • Iraci mattos domingos
    18/03/2023
    parabens,justa homenagem, participei, dessa epoca, muito lindo,