BASQUETE

Torneio Internacional de Basquete de Franca é confirmado para julho

O evento, voltado para categorias de base, contará com times nacionais e internacionais na disputa; confira.

Por Jéssica Reis | 18/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação/Palavra Fácil

Jogo entre equipe de base do Girafinhas e do Sesi no Torneio Internacional de Basquete em 2022, na quadra do Sesi Franca
Jogo entre equipe de base do Girafinhas e do Sesi no Torneio Internacional de Basquete em 2022, na quadra do Sesi Franca

O Instituto Chuí, organizador da 7ª edição do Torneio Internacional de Basquete de Franca, divulgou na manhã desta sexta-feira, 17, que a competição será entre os dias 10 e 22 de julho. O evento reunirá equipes de categorias de base, sub-12, sub-13, sub-14 e sub-15 e contará com equipes nacionais e internacionais.

Serão duas semanas intensas de jogos no Ginásio Pedrocão, Quadra da Escola Chuí Esportes, Ginásio do Castelinho e Ginásio do Sesi. O padrinho do Instituto Chuí e organizador do evento, Marco Aurélio Chuí, disse que o torneio faz parte do calendário oficial de eventos de Franca.

“O Torneio Internacional de Basquete nas categorias de base está dentro da lei da Semana do Basquete na nossa cidade. O Instituto Chuí sempre incentiva a prática do basquete com diversos projetos, sejam eles sociais, educacionais e de competição, como é o nosso torneio, que traz pra Franca as principais equipes do país", afirmou Chuí.

Os atletas participarão de ações como palestras com profissionais esportivos e encontros. “Todo ano definimos temas que fazem parte do ambiente esportivo e auxiliam no crescimento do menino como atleta e cidadão. Em 2022, houve uma superpalestra com a psicóloga Manoella Fiochi e a nutricionista Aline Tritto, ambas profissionais que trabalham com as equipes de alto rendimento do Sesi Franca. Os meninos amaram”, concluiu Chuí.

Para 2023, o 7º Torneio Internacional de Basquete de Franca manterá dois eventos que tiveram muito sucesso no ano passado: o Concurso Cultural e 48 horas de Basquete. “São duas propostas que envolvem ainda mais a participação da população francana no torneio. O 48 Horas acontecerá no Ginásio Pedrocão e todo mundo pode participar. Serão 48 horas ininterruptas de basquete”, disse Chuí.

No ano passado, o projeto 48 Horas teve a participação de equipes amadoras, ex-atletas, a torcida organizada do time oficial de Franca, alunos de escolas, equipes de base e outros grupos.

Concurso Cultural com a  comunidade
Outra atração  do Torneio é o Concurso Cultural, que acontecerá pelo segundo ano seguido. Realizado em escolas públicas, o concurso envolve alunos do ensino fundamental I, que realizam ações esportivas, desenhos, frases e textos relacionados ao basquete. O objetivo é levar a cultura do basquete para os colégios. No final, os melhores desenhos, frases e textos são premiados durante a abertura oficial do Torneio, em julho.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.