LONGA ESPERA

Após 5 dias, idoso de 78 anos consegue vaga em hospital: 'uma pouca vergonha', diz filho

Nesta quarta-feira, 32 pacientes esperavam transferência para hospitais públicos em Franca.

Por Pedro Baccelli | 15/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Arquivo/GCN

O idoso ficou internado temporariamente no Pronto-socorro “Dr. Álvaro Azzuz” até conseguir vaga em hospital
O idoso ficou internado temporariamente no Pronto-socorro “Dr. Álvaro Azzuz” até conseguir vaga em hospital

Cinco dias. Este foi o tempo que Olívio Spirlandelli, de 78 anos, aguardou no Pronto-socorro “Dr. Álvaro Azzuz” para conseguir uma vaga na Santa Casa de Franca. O filho Alexandre Henrique Spirlandelli, de 47 anos, acompanhou todo o procedimento e reclama das condições da Saúde em Franca. “Uma pouca-vergonha”, diz ele.

Segundo o filho, Olívio deu entrada no pronto-socorro na última quinta-feira, 9, com pneumonia. “Já é a terceira vez que ele vai para Santa Casa, (sendo) duas vezes só neste ano com o mesmo problema”.

Sem resolver o problema do pai, os familiares levavam a dieta especial do idoso durante o período em que aguardava a liberação da vaga. “Minha mãe estava tendo que buscar em casa. Além disso, (não tinha) nem lençol para estar usando. Essa é a situação de várias famílias”.

Apesar da falta de suporte necessário, encontrado apenas em um leito hospitalar, Alexandre elogiou o empenho da equipe médica. “Os médicos fazem o que podem, mas para que o profissional exerça um bom trabalho precisa, no mínimo, que tenha condições para isso”.

O técnico em refrigeração até ironizou o aviso de troca de acompanhante em uma unidade de atendimento rápido. “Lá tem até uma placa dizendo o horário de troca de acompanhante. A pessoa entra para receber um primeiro atendimento para ser encaminhada e acaba ficando lá mesmo por falta de vaga na Santa Casa”.

Após quase uma semana de sofrimento, Olívio Spirlandelli foi finalmente transferido na madrugada desta quarta-feira, 15, para a Santa Casa de Franca.

Falta de leitos
Assunto recorrente no noticiário nas últimas semanas, a falta de leitos em hospitais públicos da região é um drama vivido por dezenas de famílias. Apenas nesta quarta-feira, 32 pacientes esperavam transferência.

Nesta terça-feira, 14, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) se reuniu com o novo diretor do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde), Ricardo Bessa. No encontro, ambos buscavam alternativas para alinhar os serviços de regulação de vagas para a internação na rede pública de Saúde e tratar a respeito do fluxo de atendimentos.

E nesta quarta-feira, 15, o prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado dos vereadores Gilson Pelizaro (PT) e Ronaldo Carvalho (Cidadania), se reuniu em Brasília com o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, em busca de recursos do governo federal para a ampliação de vagas de internação hospitalar pelo SUS.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Darsio
    16/03/2023
    E, pensar que na gestão do desgoverno do GENOCIDA, LADRÃO e NEONAZISTA que fugiu para os EUA, foram incineradas 36 milhões de doses de vacina e outra fortuna em medicamentos caros para doenças raras, totalizando mais de 2 bilhões de reais jogados fora. Imagine se aquela desgraça tivesse um mínimo de competência e de honestidade, certamente a saúde não estaria esse caos. Sorte do GENOCIDA ADMIRADOR DE HITLER E TEMIDO PELO CAPETA, que muitos brasileiros vestiram a camisa do faz arminha e de abandono da saúde e, agora estão sofrendo na própria pele os efeitos dessa profunda ignorância. E, olha de muitos desses trouxas foram presos por terrorismo, comeram o pão que o diabo amassou e, o GENOCIDA era só luxo e mordomias nos EUA.
  • Frodo
    15/03/2023
    Precisam urgente investigar a área da saúde de Franca, o plantão da Unimed não tem mais macas.... as pessoas tem que tomar soro sentadas em poltronas