FALTA DE LEITOS

Comissão da Saúde detecta 30 pacientes nas unidades de saúde à espera de vagas SUS

14 pacientes estavam no pronto-socorro adulto, 6 crianças estavam no pronto-socorro infantil e outras 10 distribuídas nas UPAs do Anita e Aeroporto.

Por N. Fradique | 07/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação
Sampi/Franca

Divulgação

Membros da CEAR fizeram visita às unidades de saúde: 'Vamos dar uma resposta à população'
Membros da CEAR fizeram visita às unidades de saúde: 'Vamos dar uma resposta à população'

A Comissão da Saúde, criada para apurar a falta de vagas na rede SUS de Franca, realizou nessa segunda-feira, 6, uma diligência nas unidades de saúde de Franca. Os membros da Cear (Comissão Especial de Assuntos Relevantes) identificaram pelo menos 30 pacientes à espera de vagas de um leito na rede pública.

Primeiramente, em visita ao Pronto-socorro Adulto “Álvaro Azzuz”, 14 pacientes estavam sendo atendidos e aguardando vagas de transferência para a Santa Casa. No Pronto-socorro Infantil “Magid Bachur Filho”, 6 crianças aguardavam vagas; 6 pacientes estavam na UPA do Aeroporto e outras 4 estavam na UPA do Jardim Anita. As vagas são reguladas pelo órgão estadual Cross (Central de Regulação e Ofertas de Serviço de Saúde).

“Fizemos essas visitas em um dia supostamente mais tranquilo, então, não pode perdurar e isso não pode acontecer. Nós já conhecemos como funciona a entrada dos pacientes e a regulação da vaga até a espera da Santa Casa, e agora, queremos saber como funciona na Santa Casa”, disse Gilson Pelizaro (PT), presidente da Cear, que foi acompanhado na diligência de Zezinho Cabeleireiro (PP), vice-presidente da Comissão; Ronaldo Carvalho (Cidadania), relator; e Lurdinha Granzotte (União), membro da Comissão.

“Queremos saber por que esse número de 280 vagas perdura há tantos anos. Essa situação é grave na cidade e vamos dar uma resposta à população”, acrescentou o vereador, nesta terça-feira, 7.

O próximo passo agora da Comissão é ouvir os órgãos responsáveis pelo serviço na cidade a partir desta quinta-feira, 9. No primeiro dia será ouvida a Santa Casa, depois a DRS (Diretoria Regional de Saúde), dia 13, e a Secretaria de Saúde do Município, dia 20. As audiências serão no Plenário da própria Câmara Municipal.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • EDUARDO TOZZI BONILHA
    07/03/2023
    A solução, senhores vereadores, é a criação de um hospital de Clínicas em Franca. Um Hospital Público de médio porte. O problema neste caso são dois: 1) não estamos certos de que esta nova instituição seja do interesse dos agentes privados que monopolizam os serviços de saúde na cidade. 2) Não estamos certos de que seja do interesse dos agentes políticos, em especial do governador, investir em saúde pública hospitalar. O que temos certeza é que é do interesse da população.