PAULISTA

Francana paga multa de R$ 2,5 mil por homofobia e está confirmada na Série B

O campeonato profissional da Série B do Campeonato Paulista (sub-23) tem previsão para começar em 23 de abril.

Por N. Fradique | 31/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Divulgação

Partida entre Francana e Grêmio pela Copa SP, no estádio do Lanchão, no dia 8 de janeiro
Partida entre Francana e Grêmio pela Copa SP, no estádio do Lanchão, no dia 8 de janeiro

A Associação Atlética Francana está confirmada na Série B do Campeonato Paulista de 2023. A diretoria esmeraldina confirmou a intenção de disputar a competição em reunião online, nesta segunda-feira, 30, com as presenças de membros do departamento técnico da FPF (Federação Paulista de Futebol) e dos representantes dos clubes.

O campeonato profissional da Série B (sub-23) tem previsão para começar em 23 de abril. O Conselho Técnico da competição será realizado no próximo dia 7 de fevereiro. A princípio, são 40 equipes interessadas em participar do campeonato. A data limite para a confirmação definitiva é esta sexta-feira, 3. Os 16 primeiros colocados devem formar uma nova divisão (Série A-4) que será criada a partir de 2024.

A Francana corria o risco de ficar de fora do campeonato por crime de homofobia, mas pagou uma multa no valor de R$ 2,5 mil, ficando apta a entrar em campo em abril. O clube francano foi enquadrado no artigo 243 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que prevê punição por ato discriminatório, desdenho ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem, étnica, raça, sexo, cor, idade, condição idosa da pessoa ou portadora de deficiência.

O fato ocorreu no estádio "José Lancha Filho", o "Lanchão", na partida entre Francana e Grêmio, dia 8 de janeiro, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na ocasião, alguns torcedores da equipe da casa xingaram e promoveram cantos de cunho homofóbicos contra o time gaúcho. O crime foi relatado em detalhes na súmula da partida.

A diretoria da agremiação tinha prazo para efetuar o pagamento da multa até esta segunda-feira. Em nota, o clube disse: “Sobre a pendência que estávamos com a FPF, era o pagamento de multa aplicada na partida contra o Grêmio, estávamos tentando a redução do valor, porém, como não obtivemos sucesso, o pagamento já foi feito e a situação está resolvida”.

A primeira fase do campeonato continuará sendo regionalizada, com os clubes divididos em grupos. O técnico da Veterana na Bezinha será o experiente Wantuil Rodrigues.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • hui
    02/02/2023
    o francano homofobico alem de ignorante é burro . kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cidade de tiozao hipocrita .