INOVAÇÃO

WhatsApp libera criação de Comunidades no Brasil

O recurso é oferecido em outros países desde novembro

Por Giovanna Vianna | 31/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

Daniel Tegon Polli

O administrador da comunidade pode enviar mensagens a todos os seus membros, ou seja, cinco mil pessoas
O administrador da comunidade pode enviar mensagens a todos os seus membros, ou seja, cinco mil pessoas

O WhatsApp começou a liberar na quinta-feira (26) no Brasil o recurso "Comunidades", que permite organizar vários grupos em estruturas maiores e enviar mensagens para até 5 mil pessoas.

O administrador da comunidade pode enviar mensagens a todos os seus membros, ou seja, cinco mil pessoas. Até então, o alcance era limitado a 256 pessoas em listas de transmissão e grupos. A atualização ainda vai aumentar o limite máximo de participantes de um grupo para 1.024 pessoas, habilitar a criação de enquetes em conversas e permitir videochamadas com até 32 presentes.

O recurso é oferecido em outros países desde novembro. Porém, o Comunidades gerou polêmica no Brasil ao longo de 2022 por ser anunciado durante o período eleitoral. Havia um temor de que a novidade pudesse prejudicar o combate a informações falsas. No final, a empresa acabou decidindo não liberar o recurso em ano eleitoral, mas afirmou que a decisão, na verdade, se deu por uma estratégia global.

A ideia é que os grupos tenham uma relação entre si dentro de uma comunidade, reunindo, por exemplo, pais de alunos de uma escola ou moradores de um mesmo prédio, onde cada grupo tem um fim específico. Segundo informe publicado no blog do WhatsApp, o objetivo das comunidades é aumentar a segurança e a privacidade de organizações, que, com a funcionalidade, deixariam de depender de outros softwares para administrar diversos bate-papos.

NA PRÁTICA

O assessor de investimentos Vitor Vieira comenta que já começou a usar o novo recurso. "A comunidade do WhatsApp é bem parecida com o que já existe no Telegram. Falando em questões empresariais é bem útil quando existem diferentes setores e eventualmente um precisa se comunicar com o outro. Pois é possível unir vários grupos dentro de uma só comunidade e, quem participa, tem acesso ao outro grupo de maneira mais fácil", explica.

Ainda testando a funcionalidade, o assessor pretende, em breve, usar em seu ambiente de trabalho. "O recurso serve bem, acredito que possa me ajudar bastante, pois é bom para integrar. Porém, vai depender também da receptividade dos usuários", diz.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.