EXTERIOR

Volodimir Zelenski é escolhido Pessoa do Ano de 2022 pela revista Time

O líder surpreendeu o mundo ao guiar o país invadido pela Rússia no final de fevereiro deste ano

07/12/2022 | Tempo de leitura: 1 min
da Folhapress

Reprodução/Instagram

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, foi eleito pela revista Time como a Pessoa do Ano de 2022 nesta quarta-feira (7). A escolha marca o reconhecimento do ex-comediante como um líder de estatura global.

Também o "espírito da Ucrânia" recebeu as honras, um aceno à resiliência do país invadido pela Rússia na guerra que já dura quase dez meses.

A escolha ainda é vista como uma espécie de ataque velado ao presidente russo, Vladimir Putin, caminho que já tinha sido traçado por outras premiações internacionais deste ano.

Anunciado em outubro, o Nobel da Paz, concedido ao ativista bielorusso Ales Bialiatski e às ONGs Memorial e Centro de Liberdades Civis na Ucrânia, foi encarado como uma resposta ao avanço do autoritarismo na órbita do Kremlin. No mesmo mês, o Parlamento Europeu deu seu prêmio de defesa dos direitos humanos, o Sakharov, a nomes e instituições ucranianas, incluindo Zelenski.

Os últimos escolhidos
2021: Elon Musk

2020: Joe Biden e Kamala Harris

2019: Greta Thunberg

2018: 'Os guardiões' (jornalistas perseguidos)

2017: Movimento contra o assédio

2016: Donald Trump

2015: Angela Merkel

2014: Equipes que combateram o vírus ebola

2013: Papa Francisco

2012: Barack Obama

2011: 'O manifestante' (pessoas que protestaram contra líderes autoritários, como na Primavera Árabe)

2010: Mark Zuckerberg

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • José Roberto
    07/12/2022
    É preciso que saibam que esse título de Pessoa do Ano não representa, obrigatoriamente, uma escolha de alguém de princípios ou obras humanitárias. Hitler, Stalin, Nixon, Khomeine, Bush, já mereceram esse título anteriormente, homens de guerra que mandaram milhões para a morte, Zelenski é o mandatário maior de um.pais invadido que insiste na morte e sofrimento do seu povo, ele sabe que a cessação dessa guerra está em um acordo que ele recusa a dialogar, Zelenski optou por se deixar levar por interesses das grandes potências ocidentais que sobrepõe aos interesses de seu povo.