HISTÓRIA

Vereador quer ‘Maria Fumaça’ de volta ao prédio da Mogiana

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Redes sociais
'Maria Fumaça' é um dos símbolos de Franca, mas não permanece na cidade
'Maria Fumaça' é um dos símbolos de Franca, mas não permanece na cidade

Símbolo da era da ferroviária de Franca, a locomotiva “Maria Fumaça” pode voltar a ser uma atração no prédio da antiga Estação da Mogiana. Não é uma volta ao passado e sim o resgate de um patrimônio histórico que poderia ser instalado próximo ao prédio da antiga estação ferroviária que será revitalizado, se tornando um cartão postal da cidade.

Para isso, o vereador Ilton Ferreira (PL) quer informações sobre o paradeiro da máquina a vapor e pede que ela seja devolvida ao município. Segundo o vereador, a Prefeitura de Franca cedeu a Maria Fumaça para a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária de Campinas, por um período de 25 anos. Depois do período de concessão, a locomotiva seria devolvida totalmente restaurada.

“Em 2016, venceu essa cessão de uso e até a presente data estamos sem a Maria Fumaça. Tivemos uma resposta na semana passada da Prefeitura (informando) que, simplesmente, o Conselho do Patrimônio de Campinas não quer devolver. É uma lei, estamos mandando um requerimento e peço a força do Legislativo, e da mídia, porque a Maria Fumaça é nossa! E ela tem que estar em nossa cidade”, disse Ilton.

O vereador sugeriu que a relíquia poderia ser colocada ao lado do prédio da antiga Mogiana, que será revitalizado. “É um patrimônio cultural, é um patrimônio histórico, podemos colocar lá próximo do prédio da Alta Mogiana, que está sendo reformado na Estação”.

A locomotiva de origem inglesa marca Beyer Peacok foi cedida à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, para restauração e consequente uso para fins turísticos e culturais, permitido pela Lei Municipal nº 4.023, de 4 de dezembro de 1991.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

7 Comentários

  • Helio Gazetta Filho 11/11/2022
    A citada locomotiva NÃO pertence a cidade nenhuma. Ela era da Mogiana e por um acaso acabou ficando em Franca. O proprietário da mesma hoje é o governo Federal, o qual cedeu a esta Associação, onde esta guardada, coberta e vigiada, e foi tombada pemo Municipio de Campinas e pelo estado de São Paulo. Mesmo que não tivesse tudo isso não cederiamos a locomotiva em hipótese alguma, para que a mesma não vire mictório e ponto de drogados assim como muitas cidades. A locomotiva esta sob cuidados de quem tem a responsabilidade de cuidar e que em breve vai voltar a funcionar.
    • Paulo Spirlandeli 12/11/2022
      Você se engana. A locomotiva FOI da Mogiana, ADQUIRIDA pela prefeitura de Franca EM 1980 conforme documentos anexos ao Requerimento do Vereador e conforme cita o próprio IPHAN no descritivo para o tombamento. Essa ideia de que a locomotiva NÃO é propriedade do Município de Franca é falsa. Franca comprou e pagou à Fepasa por sugestão de José Chiachiri Filho. Quanto a estar \"sob cuidados de quem tem responsabilidade de cuidar e que em breve vai voltar a funcionar\" é simplesmente a OBRIGAÇÃO constante na Lei que aprovou a cessão temporária e que se findou em 2016. Entretanto, como atestou o pr´oprio Vice-Prefeito em viagem a Campinas, a Locomotiva está em péssimo estado de conservação em um galpão naquela cidade.
  • Paulo 10/11/2022
    Ao contrário de um dos comentários, a locomotiva citada foi comprada e paga pela prefeitura no segundo mandato do Sr. Maurício Sandoval Ribeiro. Portanto, é um bem do município e foi justamente por isso que a Câmara teve que aprovar a lei que permitiu a cessão. Opinião é diferente de desinformação e desrespeito.
  • EDMILSON 10/11/2022
    A locomotiva é patrimônio dá união e não do município acorda vereadorzinho de merda, quer que a locomotiva vire mictório público.
    • Paulão 10/11/2022
      Você não sabe o que diz. A locomotiva foi comprada e paga pela prefeitura no segundo mandato do Maurício Santo val Ribeiro. Leia o requerimento protocolado e se informe melhor antes de falar besteiras.
  • HUOP 10/11/2022
    COMO ASSIM NÃO QUEREM DEVOLVER ???? TEM QUE DEVOLVER SIM .
  • Ricardo 10/11/2022
    Concordo, tem que ser devolvida!
  • EDILSON CESAR 10/11/2022
    Parabéns ao veredor por essa iniciativa.
  • SERGIO RIBEIRO 10/11/2022
    Parabéns por essa magnifica ideia, temos sim que trazer ela de volta o seu lugar é lá mesmo na antiga estação. Será um novo cartão postal da cidade despertando comunidade e o turismo para aquela região. Temos que realizar um abaixo assinado convocando a todos e as forças vivas da cidade para pressionar o conselho de patrimônio campineiro a devolver. O lugar dela sempre será aqui.