INOVAÇÃO

GCN se filia à Sampi, rede de notícias que reúne os maiores portais do interior

Por Gabriel Lacerda | Especial para o GCN
| Tempo de leitura: 4 min
Arquivo/Sampi
Redações de portais afiliados à Sampi em Franca, São José dos Campos, Bauru e Jundiaí: startup inovadora reúne veículos líderes do interior
Redações de portais afiliados à Sampi em Franca, São José dos Campos, Bauru e Jundiaí: startup inovadora reúne veículos líderes do interior

O portal GCN, fundado em Franca e que hoje tem uma das maiores audiências do interior paulista, com 2,4 milhões de leitores mensais, passa a integrar a rede Sampi de notícias, startup de jornalismo que reúne alguns dos principais veículos de comunicação de São Paulo. Com a filiação, o GCN passa a ter um novo design, além de compartilhar notícias produzidas por outros veículos que compõem a rede.

Até o início de outubro, além do GCN, estarão operando em rede os portais OVALE, de São José dos Campos; JCNet, de Bauru; JP, de Piracicaba; JJ, de Jundiaí; Folha da Região, de Araçatuba; e Sampi Campinas, onde a startup tem uma unidade própria, com redação instalada no Jardim das Paineiras.

A rede Sampi soma 120 jornalistas em seus múltiplos afiliados, que produzem diariamente 250 notícias de conteúdo local e impactam a vida de 4,5 milhões de habitantes. No total, os sete portais alcançam 6,8 milhões de leitores mensais, número que faz da Sampi o maior portal de notícias sediado no interior do estado. Na segunda posição está ACidadeOn, com 4,1 milhões de leitores distribuídos em quatro mercados.

O site pode ser acessado em sampi.net.br/franca. Automaticamente, o sistema identifica de onde o leitor acessa e apresenta o conteúdo daquela região. Se preferir, o leitor pode continuar acessando normalmente o gcn.net.br, automaticamente direcionado para o novo domínio. “O que mais nos interessa é o que acontece no bairro, na unidade de saúde, na Câmara de Vereadores, nos investimentos que geram emprego e desenvolvimento em cada uma das cidades onde operamos, com unidades próprias ou com nossos afiliados. Nosso foco é hiperlocal”, explica o CEO Corrêa Neves Jr., contratado pelo grupo de investidores que financia o projeto para liderar a Sampi.

“É um modelo parecido com a das redes de rádio ou de televisão, que reúnem diferentes emissoras espalhadas por todo o Brasil, com equipes e controladores independentes, mas que compartilham alguns conteúdos e estratégias”, explica Corrêa Neves Jr. “Na Sampi, nossa audiência combinada nos projeta no cenário nacional. E a grande diferença é que nas redes de rádio e TV o conteúdo nacional corresponde a grande parte da programação. Na Sampi é o inverso: o que interessa, o que tem primazia é o conteúdo local, é o noticiário que impacta diretamente a vida do leitor.”

Dependendo de onde está o leitor, a experiência é completamente diferente. O sistema é georreferenciado e oferece ao usuário uma experiência personalizada para o local de onde ele acessa, com conteúdos que são mais importantes para aquela região. Além disso, seções como “Giro Sampi” vão trazer as notícias mais acessadas de cada portal afiliado, permitindo que os leitores, independente de onde estejam, tenham acesso ao conteúdo que chama atenção em cada uma das regiões. Também é possível navegar de uma região para outra com um só clique.

Força e relevância
O plano estratégico da Sampi previa sete portais integrados ao final dos primeiros 12 meses de operação, mas estes números foram alcançados ainda antes da estreia. Além dos sete portais que estarão integrados até o início de outubro, estão previstos mais quatro afiliados até novembro, com a entrada de portais das regiões de Rio Claro, São José do Rio Preto, Sorocaba e Ourinhos. Até dezembro de 2022, a meta da rede Sampi é operar em 15 mercados com audiência combinada superior a 10 milhões de leitores mensais. No fechamento dos primeiros 12 meses, o plano de expansão, ajustado, prevê operações em 20 mercados de três estados do Sudeste, com mais de 15 milhões de leitores mensais.

Marco Antônio Oliveira, diretor-financeiro, de afiliados e acionista, disse estar emocionado com o início da operação da Sampi. “E uma satisfação indescritível lançar a nossa startup de comunicação”, afirma Marco Oliveira. “Não poderia deixar de parabenizar a todos os nossos colaboradores e parceiros, que conseguiram antecipar em muito nosso cronograma de implantação. Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, então vamos sonhar cada dia mais alto. Uma parte se realizou nesta última quarta-feira, 21, com a entrada em operação da Sampi Campinas. Estamos muito empolgados e animados”, disse.

Para Fernando Salerno, diretor-presidente de OVALE, de São José dos Campos, um dos primeiros afiliados à nova rede de portais, a Sampi representa uma virada de mesa. “Em contraposição ao volume desenfreado de informação falsa ou distorcida que circula nas redes sociais, a unificação dos jornais líderes regionais numa única plataforma é a única saída que garantirá o sucesso e a ascensão da imprensa profissional livre e independente”, aposta. “A tradição de qualidade é a base dos nossos ativos, mas é preciso ir além, dar um passo à frente e produzir reportagens que aprofundem a história da vida real das pessoas, discutindo coberturas ao vivo, selecionando mensagens de impulsionamento, ampliando o foco de abordagem e, mais importante ainda, trazendo insights inteligentes que envolvam o leitor nesse novo e promissor ecossistema digital, pulverizado.”

Salerno acredita ainda que é preciso resgatar a essência do jornalismo regional adaptado ao ambiente digital. “A verdadeira revolução não é apenas produzir bons textos, mas saber se ajustar às necessidades do momento e se tornar indispensável o suficiente para o leitor de um novo tempo”, avalia.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários