Entidade incentiva adoção de animais

A Apasfa (Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis), de Batatais, aproveitou a 32ª edição da Festa do Leite para divulgar os serv

19/07/2006 | Tempo de leitura: 2 min

Quase 200 cachorros permanecem na Associação de Proteção aos Animais, em Batatais, enquanto esperam ser adotados
Quase 200 cachorros permanecem na Associação de Proteção aos Animais, em Batatais, enquanto esperam ser adotados
A Apasfa (Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis), de Batatais, aproveitou a 32ª edição da Festa do Leite para divulgar os serviços oferecidos pela entidade, conscientizar a população sobre a posse responsável de animais e promover a adoção de cães abandonados. Durante a semana da festa, os interessados puderam escolher seu “novo amigo” em um estande dentro do recinto. Com cerca de 190 cães abrigados em seus canis, a Associação doou pelo menos cinco animais durante a feira. Mas ainda é pouco. “Temos filhotes lindos, como os mestiços com basset ou cocker. Basta comparecer à nossa sede e escolher um”, disse a diretora da Apasfa de Batatais, Maria Aparecida Acra. Instalada na cidade desde 2002, a Associação trata de cães em situação de risco até o restabelecimento da saúde deles, quando então são disponibiIizados para a adoção. Uma vez sadios, os cães deveriam ceder lugar a outros animais, mas nem sempre isso acontece e muitos acabam “morando” definitivamente nos canis. “Nosso objetivo não é abrigar cães, mas apesar disso temos animais que estão conosco desde a fundação”, disse a diretora da entidade. De acordo com Maria Aparecida, o encaminhamento de animais para adoção é apenas uma das atividades da Associação. Ela explica que a Apasfa é uma entidade de utilidade pública e sem fins lucrativos, que tem como meta a luta pelos direitos dos animais por meio de projetos educativos, campanhas de conscientização, fiscalização contra maus-tratos, assistência veterinária a animais abandonados, cirurgias e castrações. Qualquer pessoa interessada pode solicitar este serviço, pelo qual é cobrada uma taxa simbólica, que varia de R$ 40 a R$ 60, conforme o peso do animal. “Fazemos cerca de 50 castrações por mês, incluindo cães e gatos”. Qualquer pessoa interessada em adotar um animal de estimação pode levar para casa, sem nenhum custo, qualquer um dos animais dos canis. Os cães vão para o novo lar castrados, com todas as vacinas em dia e ainda têm direito a 15 dias de atendimento veterinário gratuito. “As pessoas devem ter a posse consciente. Muitos adotam um animal e o abandonam novamente. Sempre explicamos que não é um brinquedo, dá um pouco de trabalho”, disse Maria Aparecida, sem querer desanimar ninguém de adotar um bichinho de estimação. SERVIÇOS A Apasfa de Batatais atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas, e fica na Rua Coronel Ovídio, s/nº. Mais informações pelo telefone (16) 3761-5698.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito! Abra o QR Code.

Participe da Comunidade

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito!

Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.