Criatividade e dedicação

A profissão de arquiteto e urbanista está ganhando cada vez mais adeptos em Franca em função da versatilidade profissional e do crescimento do mercado.

03/05/2006 | Tempo de leitura: 2 min

A arquiteta Rosane Martinez  está bastante feliz com a profissão que escolheu
A arquiteta Rosane Martinez está bastante feliz com a profissão que escolheu
A profissão de arquiteto e urbanista está ganhando cada vez mais adeptos em Franca em função da versatilidade profissional e do crescimento do mercado. “O profissional dessa área sempre terá um bom campo de atuação, pois cada vez mais as pessoas estão preocupadas em morar bem”, disse Alexandre Sampaio, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifran (Universidade de Franca). O profissional da área tem que ter muita criatividade e organização e pode trabalhar em diversos segmentos após a graduação: escritórios, construtoras, consultorias, prefeituras, empresas públicas e privadas, atividades docentes, etc. O salário de um recém-formado gira em torno de R$ 1.800 por oito horas diárias. Em função do dinamismo da profissão, o arquiteto precisa se atualizar sempre. “Novas tendências de construções e interiores surgem a cada dia. É fundamental o bom profissional se atualizar com cursos, palestras, workshops e especializações para não ficar para trás”, ressalta Sampaio. A estudante do 2º ano de Arquitetura da Unifran Nadja Finotti, 18, optou pelo curso por gostar muito de desenhos e obras. “Não me imagino fazendo outra coisa. Desde o começo, me identifiquei muito com o curso, pois gosto de desenhar e de decoração”, disse. Nadja sonha em montar um escritório próprio assim que se formar, em 2009. De acordo com o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo), há 29.704 arquitetos registrados no Estado. UNIVERSIDADE Em Franca, a única universidade a oferecer o curso de Arquitetura e Urbanismo é a Unifran. Com um corpo docente altamente qualificado, está entre os mais completos da região. “O curso é bastante dinâmico, com aulas práticas, teóricas e estágios. E o grande diferencial em relação às demais universidades é o acompanhamento personalizado de cada aluno, o que possibilita a formação de um grande profissional”, destaca Alexandre Sampaio, coordenador do curso. “A infra-estrutura do curso também é fantástica, com laboratórios de fotografia, de construção, de arquitetura, de informática e de maquetes”, diz Sampaio, ressaltando que o aluno tem atenção especial em cada área. O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifran dura cinco anos e forma de 20 a 30 profissionais anualmente. Mais informações no site www.unifran.br ou (16) 3711-8888.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito! Abra o QR Code.

Participe da Comunidade

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito!

Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.