RECEITA

Frango com legumes

Por Sonia Machiavelli | Especial para a Sampi
| Tempo de leitura: 2 min

Ingredientes

  • 4 sobrecoxas
  • 4 batatas médias
  • 4 dentes de alho
  • 2 colheres (chá) de lemon pepper
  • 2 colheres (chá) de páprica doce
  • Sal a gosto
  • Pimenta calabresa a gosto

Quem gosta de cozinhar já se deu conta de duas novidades – aliás, nem tão inéditas assim- oferecidas ao consumidor.  
Uma delas é a fritadeira elétrica que dispensa óleo e pode nos devolver em poucos minutos alimentos dourados e sequinhos, sem a preocupação com o excesso de gordura presente nas frituras tradicionais por imersão.

A airfryer, já tornada substantivo comum, usa uma ventoinha para fazer circular o ar quente em alta velocidade ao redor dos alimentos, cozinhando-os de maneira uniforme e criando uma textura crocante. O resultado é semelhante ao de alimentos fritos em óleo, mas com menos gordura e calorias.

Legumes, peixes, carnes vermelhas ou de aves, salgadinhos, nuggets e muitos outros ingredientes podem se transformar em passe de mágica em refeições saborosas e saudáveis.

A outra novidade vai por conta dos temperos. Se por séculos os tradicionais na cozinha brasileira foram alho, cebola e cheiro-verde, este  representado por salsa e cebolinha, com o passar do tempo outros vieram se somar para incrementar sabores. Entre tantos, encontrados hoje desidratados em qualquer supermercado, destacam-se orégano, alecrim, manjericão, coentro, louro, tomilho, hortelã, pimenta-do-reino, pimenta rosa, cominho, canela, cravo, noz-moscada, açafrão, páprica, gengibre, curry...

O chimichurri, de vasto uso na culinária argentina e uruguaia, ganhou espaço entre nós nos últimos anos e seu uso só cresce. Seus ingredientes são cebola, alho, pimenta calabresa, páprica, pimentão vermelho, orégano, cebolinha, mostarda e louro. E o lemon pepper, usual entre norte-americanos, parece que veio para ficar. Na sua composição entram sal, pimenta-do-reino, cebola granulada, cúrcuma, coentro, salsa, óleo de soja, cascas de limão e laranja-tudo também granulado. O cítrico apimentado é o toque que fará a diferença na receita de hoje, sobrecoxas assadas na Airfryer junto com batata inglesa ou batata-doce. Veja que fácil.

Em uma tigela, coloque as sobrecoxas (descongeladas, se for o caso) e tempere com sal, alho amassado, pimenta, páprica (importante para conferir cor dourada ao frango) e lemon pepper. Faça uns furinhos na carne para o tempero penetrar. Tampe e deixe tomar gosto por meia hora. Descasque as batatas e corte em cubos pequenos. Tempere-as da mesma forma, regue com leve fio de azeite ou óleo, reserve.

Se a sua fritadeira for grande, poderá assar as quatro sobrecoxas e as batatas de uma vez. Caso contrário, terá de fazer em duas vezes. Acomode os pedaços com a pele virada para baixo no cestinho da Airfryer. Entre eles, distribua as batatas. Leve para assar a 180 °C por vinte minutos.

Findo este tempo, retire o cesto, vire as sobrecoxas com a pele para cima, remexa as batatas e volte por mais quinze minutos para que tudo fique bem douradinho no final do processo.

Sirva o frango crocante com batatas douradas acompanhado por brócolis cozido no vapor e temperado com azeite e sal.

Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras.

Comentários

Comentários