
O vulcão Kilauea, localizado na Ilha Grande do Havaí, entrou novamente em erupção nas primeiras horas da sexta-feira (20), lançando jatos de lava a impressionantes 300 metros de altura, o equivalente a um prédio de 100 andares. A informação foi confirmada pelo Observatório Vulcanológico do Havaí, ligado ao Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Leia mais: Vulcão ativo mais alto da Europa entra erupção; VÍDEO
A erupção ocorre no interior da cratera Halema?uma?u, localizada na caldeira do Kilauea, dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. A fase atual da atividade foi batizada de "Episódio 26" e teve início por volta das 2h (horário local), com fontes de lava intensas e fluxos se espalhando por áreas remotas da cratera, sem atingir regiões habitadas.
Desde dezembro, o Kilauea tem se mostrado altamente ativo, com dezenas de episódios eruptivos registrados. No mês passado, o vulcão também havia lançado lava a alturas semelhantes.
De acordo com o USGS, a atividade está restrita ao interior da cratera e ao lado sudoeste da caldeira de Kaluapele, na região do cume do Kilauea. Por enquanto, o nível de alerta permanece em “código laranja”, sinalizando que a erupção está em andamento, mas sem emissão significativa de cinzas.
A erupção gera ainda outros riscos, como a emissão de gases vulcânicos tóxicos, fragmentos de rocha (tefra) e o fenômeno conhecido como “cabelos de Pele” -- filamentos de vidro vulcânico formados por jatos de lava. A borda da caldeira, fechada ao público desde 2007, continua interditada devido à instabilidade das paredes da cratera, rachaduras no solo e risco de deslizamentos.
*Com informações da ABC News