ALTA PROCURA

Centros de Saúde estão abertos para atender doenças respiratórias

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Medida visa aliviar hospitais de Campinas e garantir assistência em meio ao crescimento de casos respiratórios, principalmente entre crianças.
Medida visa aliviar hospitais de Campinas e garantir assistência em meio ao crescimento de casos respiratórios, principalmente entre crianças.

Os centros de saúde de Campinas estão abertos nesta sexta-feira (20), mesmo com o ponto facultativo decretado na Prefeitura, e também funcionarão no sábado (21), das 7h às 13h, nas unidades que tradicionalmente operam nesse dia. A medida foi adotada para reforçar o atendimento à população em meio ao aumento da demanda por doenças respiratórias, típico do período entre abril e agosto.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

A Secretaria de Saúde informou que a abertura excepcional busca desafogar os hospitais, que vêm enfrentando sobrecarga com casos mais graves. A recomendação é para que quadros leves sejam direcionados às unidades básicas de saúde ou UPAs.

Desde o início de abril, os 69 centros de saúde do município atenderam quase 19,4 mil pessoas com sintomas respiratórios, sendo maio o mês de maior procura, com 9,7 mil casos registrados. Para absorver esse aumento, 19 leitos pediátricos foram abertos desde março, incluindo UTIs nos hospitais Mário Gattinho, Ouro Verde, PUC-Campinas e na Irmandade de Misericórdia.

Além disso, escalas médicas foram reorganizadas e as férias de servidores envolvidos nos atendimentos foram suspensas entre maio e julho para garantir cobertura completa nas unidades de saúde.

Vacinação segue disponível

A vacinação contra a gripe continua disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade em todos os centros de saúde. A Secretaria reforça a importância da imunização como forma de prevenir agravamentos e internações.

Unidades com atendimento no sábado (21/06): Aeroporto, Parque Valença, Jardim Florence, Capivari, Santa Lúcia, Vista Alegre, União dos Bairros, DIC 1, Santo Antônio, Vila Ipê, São Quirino e Aurélia.

Comentários

Comentários