
A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta segunda-feira (17) a aplicação da chamada “dose zero” contra o sarampo, voltada para crianças entre 6 meses e 11 meses de idade. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e busca evitar a reintrodução da doença no Brasil, diante do aumento de casos nas Américas.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Com a medida, o esquema vacinal passa a contar com três aplicações: a dose zero, aos 6 a 11 meses, e mais duas doses já previstas no calendário vacinal, aos 12 meses e 15 meses de idade.
“A vacina é segura e extremamente importante para evitar a reintrodução de casos em Campinas, uma cidade com grande circulação de pessoas por ensino e atividades profissionais com outras cidades das Américas”, explicou Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização do município.
A vacina contra o sarampo é aplicada com os imunizantes SCR/tríplice viral, tetraviral ou dupla viral, todos reconhecidos por garantirem a proteção contra o vírus causador da doença, que é altamente contagioso e pode ser fatal.
Situação em Campinas
O último caso de sarampo em morador da cidade foi registrado em 2021. Já o último óbito pela doença ocorreu em 1997.
Onde vacinar?
A vacina está disponível sem necessidade de agendamento em todos os centros de saúde. É preciso apresentar um documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. Os horários de funcionamento e endereços das unidades podem ser consultados em vacina.campinas.sp.gov.br.
Cobertura vacinal
Entre 2023 e 2024, a cobertura da 1ª dose do imunizante SCR passou de 96% para 102,6% — superando a estimativa populacional prevista para o público-alvo. Já a 2ª dose registrou alta de 89,5% para 92,5%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% para ambas as aplicações.