JANEIRO ATÍPICO

Com pouca chuva, Campinas 'seca' na primeira quinzena de 2025

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Flávio Paradella
Apenas 19 mm de precipitação foram registrados nos primeiros 15 dias do ano, muito abaixo da média histórica de 273 mm.
Apenas 19 mm de precipitação foram registrados nos primeiros 15 dias do ano, muito abaixo da média histórica de 273 mm.

A primeira metade de janeiro de 2025 foi marcada por chuvas abaixo do esperado em Campinas. Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a cidade registrou apenas 19 mm de precipitação nos primeiros 15 dias do ano, bem distante da média histórica de 273 mm para o mês, considerado o mais chuvoso do ano.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

A pesquisadora Ana Ávila, do Cepagri, explicou que o fenômeno está relacionado à posição atual da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que atua mais ao norte do esperado para esta época. “A chuva no mês de janeiro está bastante abaixo do esperado aqui para a nossa região, porque o sistema meteorológico que atua no mês de janeiro, que é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), está em sua posição ao norte do que é o esperado”, disse. 

Embora houvesse expectativa de um período mais seco em meados de janeiro, os níveis de chuva ficaram ainda menores do que o previsto. Em contraste, dezembro foi marcado por intensas precipitações, com um acumulado de 279 mm na cidade.

De acordo com a pesquisadora, a ZCAS está posicionada entre parte do centro-oeste, nordeste e norte de Minas Gerais. “Está atuando no sul da Bahia, Espírito Santo, norte de Minas, Goiás e com isso a gente está com chuva abaixo da média. Já havia uma expectativa de que teríamos uma janela, um período um pouco mais seco, em meados do mês de janeiro, mas realmente está abaixo (o nível de chuva) do que realmente era esperado”, concluiu.

Além das chuvas abaixo da média, a temperatura média de janeiro também está levemente mais baixa em 2025. Enquanto a média histórica é de 25,2°C, o mês registrou até o momento uma média de 24,2°C.

Tempo deve mudar

A quinta-feira será marcada por tempo instável em Campinas e região devido ao corredor de umidade que avança sobre o estado de São Paulo. Durante a manhã, o sol aparece entre muitas nuvens, mas as condições meteorológicas mudam no período da tarde, favorecendo pancadas de chuva de moderada a forte intensidade.

A previsão aponta para precipitação acumulada de cerca de 15 mm ao longo do dia, com possibilidade de raios, granizo e rajadas de vento forte em algumas localidades. As temperaturas devem variar entre 20°C e 28°C, reforçando a sensação de clima abafado.

À noite, o céu permanecerá nublado, com possibilidade de garoa e chuvas isoladas. A instabilidade climática deve continuar na madrugada seguinte, mantendo o padrão observado durante o dia.

Esse cenário climático deve perdurar e se intensificar até o domingo, com previsão de acumulados altos de chuva para Campinas e região.

Comentários

Comentários