INOVAÇÃO

Estudo usa tecnologia como aliada à preservação do patrimônio

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine/JP
Sofia apresentou estudo em evento internacional
Sofia apresentou estudo em evento internacional

Um estudo da arquiteta piracicabana Sofia Puppin Rontani que integra dois sistemas de tecnologia para o levantamento e estruturação de dados com o objetivo de preservação do patrimônio urbano foi apresentado na conferência internacional da SIGraDi (Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital), que ocorreu de 13 a 15 de novembro na Universidade Internacional da Catalunha, em Barcelona. O evento de 2024 foi sediado pela Universitat Internacional de Catalunya, e organizado pelo Instituto de Arquitetura Biodigital e Genética (iBAG).

Leia também:

O artigo apresentado faz parte da tese de doutorado da arquiteta, pela Faculdade de Tecnologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). “É um estudo que trata do uso da tecnologia para preservação do patrimônio urbano.  Eu fiz uma aplicação aqui no Monte Alegre, fizemos um levantamento fotogramétrico com drone e escaneamento à laser de alguns edifícios e estruturamos essas informações em um sistema de informação geográfica. A ideia é usar a tecnologia disponível para a preservação do patrimônio”, explica.

A análise teve como foco a Capela de Monte Alegre e a Escola Estadual Marquês de Monte Alegre, ambas consideradas referências do patrimônio histórico local. Para a pesquisa, foi realizada a coleta de dados tridimensionais das edificações históricas por meio de escaneamento a laser terrestre e fotogrametria aérea. Os dados foram processados resultando em modelos com níveis de detalhamento variados para atender diferentes necessidades. “A gente fez a coleta, modelagem e estruturação dos dados, colocamos em uma plataforma com todas as informações. Na literatura se fala que a melhor forma de tratar dados urbanos é fazendo levantamento cadastral, que se faz in loco, então a gente fez usando uma tecnologia que nos dá uma precisão milimétrica”, diz Sofia.

A tese é que com a aplicação dessa metodologia, o estudo contribui para a gestão e conservação do patrimônio histórico. Os resultados podem também apoiar não apenas a preservação arquitetônica, mas oferecer subsídios para pesquisas em áreas como urbanismo, turismo e gestão ambiental.

Comentários

Comentários