O comércio de Piracicaba tem enfrentado dificuldades neste fim de ano, com uma queda nas vendas em comparação ao ano anterior (2023). O cenário desafiador se reflete em diversos setores, que estão observando uma retração no número de consumidores nas lojas físicas e uma diminuição nas compras de fim de ano.
Saiba mais
Prefeitura reforça linhas de ônibus para atender comércio
Fim de ano: saiba como vai funcionar a Operação Comércio Seguro
A crise econômica, o aumento dos preços e o impacto da inflação, é apontada como uma das principais razões para o comportamento dos consumidores. Muitos têm optado por adiar compras e priorizar produtos essenciais, reduzindo o volume de compras típicas dessa época. O clima de incerteza também contribui para a cautela dos consumidores, que estão mais seletivos ao escolher onde gastar.
O gestor da loja Oscar Calçados, Wagner Sousa, localizada no centro de Piracicaba, conta que os consumidores estão mais seletivos e exigentes ao escolher onde gastar, mas que têm adotado estratégias pra poder suprir essa demanda.
A assistente de loja, Alessandra Santos Mocha, acredita que um dos principais motivos dessa recaída nas vendas no comércio, pode ser por conta da falta de divulgação do marketing natalino, além da falta de enfeites natalinos nas fachadas das lojas, que segundo Alessandra, é um dos chamativos pra despertar o interesse do público. Ela também cita a falta de iluminação da área central, que está prejudicada à noite.
Os lojistas estão se preparando para esse aumento na demanda com estratégias, ações de marketing e ofertas que visam atrair mais clientes. A previsão é de que, a partir do recebimento do décimo terceiro, o ritmo de compras seja mais intenso, proporcionando uma recuperação parcial do desempenho comercial em relação ao início da temporada de festas.
Apesar da queda registrada até o momento, a confiança no crescimento das vendas nos próximos dias se mantém.