Você sabia que o Brasil envia quatro vezes mais áudios de WhatsApp do que qualquer outro país no mundo? Nesse cenário, é comum que usuários do aplicativo recebam mensagens de voz em momentos inesperados, durante reuniões ou em locais com muito barulho.
Leia também: Usuário poderá reiniciar algoritmo de recomendação de conteúdo
Pensando nisso, a Meta, empresa dona do WhatsApp, do Instagram e do Facebook, anunciou que irá habilitar o recurso de transcrição de áudios para todos os seus usuários. Com o novo mecanismo, um texto com o que é falado nas mensagens aparecerá logo abaixo da mensagem de voz.
A transcrição começa a ser liberada oficialmente nesta quinta-feira (21), mas o recurso já estava sendo ativado para alguns usuários como teste há alguns dias. A modalidade pode ser ativada em cinco idiomas: português, inglês, espanhol, russo e hindi. Segundo a Meta, há previsão de que o recurso seja disponibilizado globalmente em alguns meses.
Em nota, a empresa afirma que as transcrições serão geradas no dispositivo do usuário para que mais ninguém, nem mesmo o WhatsApp, possa ouvir ou ler mensagens pessoais. "As transcrições serão renderizadas no dispositivo, portanto as mensagens de voz pessoais permanecem criptografadas de ponta a ponta", diz o grupo.
A meta diz que o recurso facilitará a conversa entre usuários em momentos em que não é possível escutar um áudio.
Como ativar transcrição de áudio
Por enquanto, a transcrição de áudio fica desativada de forma automática. Os usuários que desejam utilizá-la devem fazer a ativação seguindo o passo a passo abaixo:
- Abra o aplicativo do WhatsApp;
- Toque em 'Configurações';
- Toque em 'Conversas';
- Ative ou desative a opção 'Transcrição de mensagens de voz';
- Ao ativar a opção 'Transcrição de mensagens de voz', selecione o 'Idioma de transcrição'.
Como receber transcrições de mensagem de voz
- Ative a transcrição de mensagens de voz no celular;
- Toque e segure uma mensagem de voz e, em seguida, toque em 'Transcrever';
- Toque no ícone em formato de seta para exibir a transcrição completa.
A Meta explica que pode levar um tempo até que a transcrição de uma mensagem de voz fique disponível.
Caso o usuário receba uma mensagem de que a transcrição está indisponível, é possível que o idioma configurado para a transcrição não seja o mesmo da mensagem recebida ou algumas palavras não sejam reconhecidas (possivelmente devido a barulho ao fundo).
Por estar em fase de testes, é também possível que as transcrições apresentem erros.