RECEITA

Tilápia frita na airfryer

Por Sonia Machiavelli | Especial para a Sampi
| Tempo de leitura: 2 min

Ingredientes

  • 800 gramas de filés de tilápia
  • 1 xícara (chá) de farinha Panko
  • 4 colheres (sopa) de gergelim branco
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
  • 1 colher (chá) de páprica defumada
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • 3 colheres de azeite 

Incluir peixe no cardápio ao menos duas vezes por semana representa oferecer um mar de benefícios para quem vai consumi-lo. A tilápia está entre os preferidos no interior do país. Peixe de água doce, ao contrário da maioria que não vem do mar, é magro. Carne clara, sabor suave, textura macia e facilidade de ser encontrado nos supermercados o tornam um dos preferidos das famílias de nossa região.

É opção saudável por possuir proteínas, vitaminas e minerais, além de conter poucas gorduras saturadas e calorias. Também é boa fonte de ômega-3, que reduz inflamações e níveis de colesterol ruim; de potássio, essencial para a regulação da pressão arterial; de selênio, possuidor de propriedades antioxidantes; de fósforo e magnésio, essenciais para a manutenção óssea; de ácidos graxos, benéficos para a saúde cerebral já que ajudam nas funções cognitivas, protegendo contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. Além disso tudo, oferece proteínas de alta qualidade, que ajudam na síntese de colágeno nos ossos e contribuem para o crescimento, reparação e manutenção dos tecidos musculares.

Tilápia pode ser preparada de várias formas. Mas como em geral é comercializada na forma de filé, bom mesmo é frita. Mas aí surge um problema que é queixa de nove entre dez donas-de- casa: o cheiro que fica impregnado na cozinha e em toda a casa quando se frita peixe em imersão. Na hora é bom, mas depois... O surgimento da airfryer tornou possível anular esse problema e oferecer tilápia frita, crocante por fora, macia por dentro e sem o característico cheiro de peixe no ar. Como? Vamos ver.

Comece ligando a fritadeira a 200 graus por cinco minutos. Em seguida corte os filés na vertical para que caibam melhor na cesta. Tempere os dois lados dos filés com sal, páprica, pimenta-do-reino (moída na hora) e um fio de azeite. Prepare a farofa onde os filés serão empanados: misture a farinha (Panko) com sal, azeite, salsa bem picadinha e gergelim branco, formando uma farofa úmida.  Passe os filés um a um nessa farofa, dos dois lados, e aperte bem. Coloque na fritadeira aquecida e conte dez minutos. Retire com espátula (para que não quebrem) e sirva com salada verde e molho de sua preferência.

Comentários

Comentários