POLÍTICA

Flávio Paradella: As águas de Piracicaba estão revoltas

Por Flávio Paradella | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

Os números da Pesquisa Todo Dia/Ágili de intenção de votos em Piracicaba mostram uma cidade descontente com o atual prefeito Luciano Almeida (PP) e que, até aqui, busca no passado uma resposta para os problemas do presente, afinal, o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), que já comandou o município por três vezes, foi derrotado em 2020 justamente por Luciano.

Chama atenção a performance do atual prefeito no confronto simulado com os adversários. Luciano Almeida tem apenas 3,9% da intenção de votos válidos, um índice muito baixo para um pré-candidato à reeleição que teve a máquina nas mãos por três anos e meio. Vamos fazer uma relação com a derrota de Barjas na última eleição. O tucano, mesmo perdendo a reeleição, foi para o segundo turno. O quadro atual de Luciano é terrível e, conversando com piracicabanos, não muito surpreendente por causa dos rumos da gestão municipal. O prefeito tem a gestão reprovada e amarga o pior índice de rejeição entre os postulantes ao cargo.

E, ao que tudo indica, o eleitor, apesar de um pleito pulverizado com tantas pré-candidaturas, se atém a uma zona de conforto e aponta mais uma vez a escolha de Barjas Negri. Afinal, de acordo com a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, o piracicabano elegeria o político do PSDB (sim, ainda existem) no primeiro turno.

A cidade parece não realizar uma eleição, mas sim um plebiscito em torno do nome de Barjas. Em 2020, disse não. Em 2024, dirá sim? Ainda está muito no começo e a corrida eleitoral só começa de fato no dia 16 de agosto, mas é uma vantagem muito grande para Barjas e uma situação muito difícil para Luciano. Podemos ter um fato novo com tantos nomes na disputa? Improvável, pois em uma situação como esta, geralmente, o eleitor busca o pragmatismo e isso favorece um nome muito conhecido como o de Barjas.

Aniversário de Piracicaba

Hoje, por sinal, é aniversário de Piracicaba. São 257 anos desta grande e importante cidade do interior paulista, com uma história de desenvolvimento e prosperidade ao país. Parabéns, Piracicaba.

A convenção do PDT

Nesta quinta-feira, o PDT Campinas vai realizar a sua convenção em que vai confirmar o apoio ao pré-candidato Rafa Zimbaldi (Cidadania) e apresentar a chapa com os nomes para a disputa de cadeiras na Câmara de Campinas.

Vale lembrar que quando o partido fechou acordo de coligação com Rafa, foi concedida a sigla a possibilidade de apontar o nome a vice-prefeito. Zimbaldi até agora não definiu quem será e o prazo está terminando.

Casemiro Reis, presidente do PDT, tinha chances, mas a demora mostra que o deputado estadual não tem muita convicção nessa escolha.

  • Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada no Todo Dia Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.br.

Comentários

Comentários