Uma atualização da empresa de segurança cibernética CrowdStrike levou a um apagão cibernético global nesta sexta-feira (19), impactando empresas em países dos cinco continentes, inclusive no Brasil.
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A CrowdStrike disse ao site de notícias NBC que está revertendo a atualização que causou o problema e que uma correção para o defeito foi implantada.
“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”, disse o CEO George Kurtz em comunicado no X.
CrowdStrike is actively working with customers impacted by a defect found in a single content update for Windows hosts. Mac and Linux hosts are not impacted. This is not a security incident or cyberattack. The issue has been identified, isolated and a fix has been deployed. We…
— George Kurtz (@George_Kurtz) July 19, 2024
A confirmação da interrupção veio após relatos generalizados de problemas técnicos, com muitos usuários da Microsoft em todo o mundo enfrentando uma tela de erro conhecida como “tela azul da morte”.
Companhias aéreas, bancos, empresas de telecomunicações e bancos estavam entre as muitas empresas afetadas.
Numa tentativa de gerenciar a situação, o Bradesco, no Brasil aconselhou seus clientes, por meio de sua conta na plataforma X, a tentar acessar o aplicativo mais tarde.
Segundo o site O Antagonista, também registraram problemas:
- Banco Pan: Aplicativo fora do ar, problemas de login.
- Bradesco: Aconselha verificar o aplicativo mais tarde.
- Neon: Login e pagamentos comprometidos.
- Next: Interrupções similares às outras instituições.
A Air France-KLM afirmou que um problema tecnológico afetava “várias transportadoras”, enquanto o braço holandês da Air France-KLM afirmou ter sido “forçado a suspender a maior parte” das suas operações.
A autoridade aeroportuária espanhola AENA alertou os viajantes para esperarem atrasos devido a um “incidente no sistema informático”, e a companhia aérea britânica Ryanair disse que passava por perturbações como resultado de uma falha de TI de terceiros.
Além do setor das viagens, bancos e empresas financeiras em todo o mundo relataram problemas, com a Bolsa de Valores de Londres.
A financeira alemã Allianz disse que passava "por uma grande interrupção que está afetando a capacidade dos funcionários de fazer login em seus computadores. Afeta várias empresas além da Allianz, afetando especificamente o login do Windows e é causado por um incidente em nosso provedor CrowdStrike.”
A NBC Universal, empresa de comunicação, também está sendo afetada pela interrupção do CrowdStrike.
Omer Grossman, CIO da empresa de segurança cibernética CyberArk, disse à NBC que os danos causados por esta interrupção serão “dramáticos”. É improvável que voltar a ficar on-line seja fácil, disse.
“Acontece que porque os endpoints travaram – a Tela Azul da Morte – eles não podem ser atualizados remotamente e, por isso, o problema deve ser resolvido manualmente, endpoint por endpoint. A estimativa é de que este processo leve dias”, acrescentou.