
Os motoristas de Campinas precisam redobrar a atenção no momento de parar o carro em estacionamentos dos shoppings da cidade. É que em quatro deles já há fiscalização da Emdec, com emissão de multas para os motoristas que não realizam o uso adequado das vagas especiais.
Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O primeiro a contar com a atuação da Emdec foi o Parque Dom Pedro, desde junho do ano passado. O Parque das Bandeiras passou a ter o estacionamento fiscalizado em dezembro do ano passado, e o Iguatemi e Galleria em janeiro deste ano. A Emdec atua nos estabelecimentos que já contam com a sinalização regulamentada, e fiscaliza o uso das vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência.
Quantas multadas foram aplicadas?
Entre janeiro e maio deste ano foram realizadas 40 vistorias nos estacionamentos dos quatro shoppings, com a emissão de 408 multas por desrespeito ao uso de vagas especiais.
Qual o valor da multa?
O uso sem credencial de vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência é considerado uma infração gravíssima, e está sujeita a multa de R$ 293,47, além de gerar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e remoção do veículo, conforme artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro.
EMDEC pode fiscalizar em estacionamento privado?
O Código de Trânsito Brasileiro passou a considerar como vias terrestres sujeitas às normas de trânsito as vias e áreas de estacionamento de estabelecimentos privados de uso coletivo, como shoppings e supermercados. A fiscalização só pode focar no uso irregular das vagas exclusivas, não sendo possível emitir multas para outras possíveis infrações.
Como solicitar a credencial?
Para solicitar a fiscalização do uso de vagas especiais é preciso acionar a Emdec por um dos canais de atendimento: telefone 118, site, WhatsApp (19 3731-2910) ou pelo aplicativo para celular “Emdec”.
Quem reside em Campinas pode solicitar e imprimir a credencial de estacionamento em vagas exclusivas gratuitamente pela internet, pelo endereço emdec.com.br/vagasexclusivas. A solicitação também pode ser feita por meio do aplicativo “Emdec”, disponível para sistemas Android e iOS.
Mais shoppings e mercados poderão ser fiscalizados
A Resolução Contran 965/2022 estabelece o prazo de cinco anos, contado a partir de 1º de junho de 2022, para que os estabelecimentos privados de uso coletivo realizem as adequações necessárias na sinalização das áreas de estacionamento, conforme novo modelo estabelecido. A sinalização horizontal deve conter o Símbolo Internacional de Acesso (SIA) ou o símbolo “60+” (Idoso) e as vagas devem ser numeradas sequencialmente. Durante as vistorias, os agentes da Emdec orientaram diversos estabelecimentos, incluindo supermercados, sobre a necessidade de adequação à legislação.
Comentários
1 Comentários
-
Marconde 19/07/2024Ja que pode multar então deveriam pagar pelos carros roubados nesses estacionamentos tanto privado ou coletivo. Pois ja tive carro roubado no estacionamento do hospital ouro verde e fiquei no prejuízo.