ANJO DA GUARDA

Cão herói salva sua tutora após detectar, pelo faro, problema cardíaco na jovem

Pastor-australiano treinado detecta crises de saúde e se torna anjo da guarda para tutora com condição cardíaca rara

Por Marcelo Rocha | 24/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A condição de Katie é marcada por sintomas debilitantes, como batimentos cardíacos acelerados, tontura, fadiga e, o mais perigoso, desmaios inesperados
A condição de Katie é marcada por sintomas debilitantes, como batimentos cardíacos acelerados, tontura, fadiga e, o mais perigoso, desmaios inesperados
Bailey, um pastor-australiano de quatro anos, não pode ser considerado apenas um animal de estimação; muito pelo contrário. 
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O cão salva-vidas pode ser considerado um verdadeiro anjo da guarda para sua dona, a norte-americana Katie Graham, que sofre da síndrome de taquicardia postural.
A condição de Katie é marcada por sintomas debilitantes, como batimentos cardíacos acelerados, tontura, fadiga e, o mais perigoso, desmaios inesperados. Mas, graças ao incrível faro de Bailey, habilitado para captar o cheiro específico que Katie emite antes de um episódio médico, a jovem tem conseguido ser alertada com antecedência.
Recentemente, um vídeo compartilhado nas redes sociais mostrou o momento em que Bailey, percebendo que Katie estava prestes a entrar em crise, correu para buscar sua medicação de emergência. “Estava tentando fazer uma torrada, depois de um dia inteiro sem conseguir comer, quando Bailey me alertou”, conta Katie. As imagens mostram o esforço e a determinação do cão em trazer os remédios a tempo.
“Ver o vídeo me fez perceber o quanto ele trabalhou duro para me ajudar. Não posso agradecer o suficiente por ele não ter desistido”, disse ela, emocionada.
O QUE É SÍNDROME DE TAQUICARDIA POSTURAL
A Síndrome de Taquicardia Postural Ortostática (POTS) é uma condição que afeta o sistema nervoso autônomo, resultando em um aumento anormalmente alto da frequência cardíaca quando a pessoa se levanta. Os sintomas podem incluir tontura, palpitações, fraqueza, sensação de cabeça vazia e, em alguns casos, desmaio.
TRATAMENTO
O POTS é mais comum em mulheres entre 15 e 50 anos, especialmente após infecções virais, acidentes ou cirurgias, não é considerada extremamente rara. O tratamento envolve medidas como exercícios físicos de condicionamento, aumento da ingestão de líquidos, uso de roupas de compressão e, em alguns casos, medicamentos para controlar os sintomas. Não há uma “cura” conhecida, mas os sintomas podem ser gerenciados com sucesso em muitos pacientes.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.