EM FALTA

Sem doses, Campinas paralisa vacinação da bivalente contra a covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde solicitou novos imunizantes ao governo estadual e aguarda o envio para retomar a campanha.

Por Higor Goulart | 10/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Arquivo

Apenas 23,8% da população de Campinas recebeu o reforço da vacina bivalente
Apenas 23,8% da população de Campinas recebeu o reforço da vacina bivalente

Campinas está com o estoque de doses da vacina bivalente contra a covid-19 zerado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há imunizante disponível em nenhum dos 68 centros de saúde da metrópole. Enquanto isso, a pasta cobra o governo estadual por uma nova remessa.

“A Secretaria de Saúde de Campinas informa que os centros de saúde registram falta de doses da vacina bivalente contra covid-19. O município solicitou o envio de imunizantes ao governo do estado, porém, ainda não houve entrega”, informou a pasta.

A escassez do imunizante começou na última semana, quando Campinas registrou um estoque de apenas 54 doses em três doses 68 centros de saúde. Ao longo dos últimos dias, no entanto, as dosagens restantes se esgotaram.

Ainda segundo a Saúde Municipal, o estoque alcançou nível crítico após o Estado enviar apenas 40% das doses solicitadas na última remessa.

Na ocasião, a Secretaria de Estado da Saúde informou, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica, que “em março, o Ministério da Saúde realizou um repasse de doses contra a covid-19 inferior ao solicitado pelos Grupos de Vigilância Epidemiológica”.

A Sampi Campinas entrou em contato com o governo estadual para consultar o envio de novas doses, após o estoque em Campinas se esgotar, mas, até o momento, não obteve uma resposta.

Problema antigo

A falta de doses da bivalente é um problema que persiste em Campinas. Em janeiro, por exemplo, o município também informou o baixo estoque e culpou o Governo de São Paulo pela situação.

Na época, a pasta informou que o Estado não cumpriu com o prazo combinado para o envio das doses. Além disso, também reclamou que a remessa anterior havia atendido apenas 37% da solicitação.

O Estado, por sua vez, declarou na época que aguardava o envio do imunizante pelo Ministério da Saúde.

O envio aconteceu cinco dias depois, quando Campinas recebeu cerca de 5 mil doses da bivalente.

Imunização

Até a última atualização da Saúde Municipal, 23,8% da população com mais de 18 anos da cidade recebeu o reforço da bivalente. O percentual representa 220 mil doses aplicadas.

Deste total, 101,6 mil imunizantes foram aplicados na população com 60 anos ou mais, o que significa uma cobertura estimada em 69,4% para esta faixa etária da população.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.