ATENDIMENTO

Valinhos cria unidade exclusiva para atender pacientes com dengue

Cidade está em estado de emergência e já contabilizou mais de 2 mil casos.

Por Flávio Paradella | 10/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

O CAD funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, dentro da Santa Casa.
O CAD funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, dentro da Santa Casa.

Valinhos passa a contar com um Centro de Atendimento da Dengue (CAD) a partir desta quarta-feira, 10. A unidade, que funcionará dentro da Santa Casa de Misericórdia, atenderá exclusivamente pacientes com dengue, ocupando o espaço anteriormente destinado ao setor de oncologia.

A iniciativa atende a uma solicitação do Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Antropozoonoses e tem como objetivo descentralizar a busca por atendimentos na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) durante a semana.

Desde 21 de março, Valinhos está em estado de emergência para tentar agilizar as medidas necessárias à contenção do aumento do número de casos de arboviroses no município, que já ultrapassa os 2 mil casos confirmados da doença.

O CAD funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após esse horário e também nos fins de semana, os pacientes com sintomas da doença continuarão sendo atendidos na UPA, que continuará realizando testes rápidos para diagnosticar a dengue.

Na nova unidade, serão realizados testes rápidos para a dengue em pacientes que apresentarem sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas no corpo, cansaço extremo, dor muscular ou dor nas articulações, com duração de um a no máximo sete dias.

O protocolo de atendimento do CAD será feito pela recepção e, em seguida, pela triagem para verificação dos sintomas citados. Se o teste for positivo, o paciente passará por uma consulta médica, receberá uma Carteirinha de Acompanhamento da Dengue e poderá receber hidratações venosas na unidade. Caso seja considerado um caso leve, será orientado para se hidratar em casa.

Os casos leves serão acompanhados por telemedicina, enquanto os mais graves serão encaminhados para atendimento na UPA ou na Santa Casa, dependendo da avaliação clínica.

O Comitê, criado em 12 de março, tem como objetivo acompanhar e estabelecer estratégias e ações para prevenir a dengue e outras arboviroses, além de ampliar medidas de enfrentamento à doença.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.