ACIDENTE

Campinas tem redução nas mortes de motociclistas no trânsito

Dados revelam que três óbitos de motociclistas foram registrados entre janeiro e fevereiro de 2024, em contraste com os oito ocorridos no primeiro bimestre de 2023.

Por Flávio Paradella | 05/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/EMDEC

Óbitos representaram 30% do total de 10 mortes no trânsito registradas nas vias urbanas em 2024
Óbitos representaram 30% do total de 10 mortes no trânsito registradas nas vias urbanas em 2024

O número de mortes de motociclistas em acidentes de trânsito nas vias urbanas de Campinas registrou uma queda de 63% nos dois primeiros meses de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Dados preliminares do Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito, desenvolvido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), revelam que três óbitos de motociclistas foram registrados entre janeiro e fevereiro de 2024, em contraste com os oito ocorridos no primeiro bimestre de 2023.

Esses óbitos representaram 30% do total de 10 mortes no trânsito registradas nas vias urbanas em 2024, o que significa uma diminuição de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 14 vidas foram perdidas

Os pedestres, considerados os usuários mais vulneráveis no trânsito, representaram 40% do total de óbitos, com quatro vidas perdidas no período. Esse número é 33% maior do que as três mortes registradas no mesmo período de 2023.

Já os ocupantes de outros veículos representaram 20% do total, com dois óbitos, o que reflete uma diminuição de 33% em relação ao ano anterior, quando foram registradas três mortes. Entre os ciclistas, que representaram 10% dos óbitos, uma morte foi registrada em 2024, enquanto nenhuma ocorreu no primeiro bimestre de 2023.

O boletim também aponta uma redução no número total de óbitos em vias urbanas e rodovias. Foram registradas 21 mortes em janeiro e fevereiro de 2024, contra 24 no mesmo período do ano anterior, representando uma queda de 13%.

Em conjunto, pedestres e motociclistas totalizaram 70% das mortes no trânsito campineiro nos dois primeiros meses de 2024, resultando em sete vidas perdidas. Esse índice segue a tendência estadual, conforme dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), onde as mortes de pedestres e motociclistas representaram 60% do total de óbitos no primeiro bimestre de 2024, sendo 69% em vias municipais.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.