AFASTAMENTO

Wandão deixa secretaria de Relações Institucionais para disputar reeleição

Titular da pasta desde o início do governo Dário, Wanderley de Almeida (PSB) cumpre a obrigatoriedade de desincompatibilização e vai sair nesta sexta, 5.

Por Flávio Paradella | 02/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Reprodução/Facebook Cidão Santos

Outro nome para deixar a prefeitura é Cidão Santos, que ocupa a presidência do Fundação José Pedro de Oliveira
Outro nome para deixar a prefeitura é Cidão Santos, que ocupa a presidência do Fundação José Pedro de Oliveira

As eleições de outubro já começam a mudar a composição do Governo Dário Saadi (Republicanos) por causa dos prazos da Justiça Eleitoral. O principal nome a deixar a administração é do secretário de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida (PSB).

Wandão deixa a pasta na próxima sexta-feira, 5, em virtude da obrigatoriedade da desincompatibilização para poder disputar a reeleição ao cargo de vice-prefeito de Campinas e vai reeditar a chapa com Dário Saadi (Republicanos). Wandão permanece como vice. Marco Lena, atual diretor de Relações Institucionais, será o novo titular da secretaria.

A desincompatibilização é o ato pelo qual um pré-candidato deve se afastar, de forma temporária ou definitiva, de determinado cargo ou função para concorrer a uma vaga na eleição. O objetivo é evitar que candidatos utilizem a estrutura pública e recursos para obter vantagens eleitorais diante dos concorrentes.

Outro nome para deixar a prefeitura é Cidão Santos, que ocupa a presidência do Fundação José Pedro de Oliveira, responsável por administrar a Mata Santa Genebra.

Cidão vai deixar a função para disputar pelo União Brasil uma das 33 vagas para vereador na Câmara de Campinas. Cidão Santos integrou o legislativo campineiro por quatro mandatos consecutivos. Ainda não foi definido que será o substituto na presidência da fundação.

Dúvida

A situação do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini, também é monitorada pelo Quarto Andar. Coluccini pode estar de saída para um núcleo de campanha em âmbito estadual do PP, pelo alto prestígio com o deputado federal e presidente em São Paulo do Progressistas, Maurício Neves.

Vale lembrar que a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano foi criada, a partir de um desmembramento do Urbanismo, para abrigar Marcelo Coluccini e o PP, em julho do ano passado.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.