POLÍTICA

Marrom Cunha oficializa troca de partido e MDB ganha mais um vereador

Parlamentar informou troca à presidência nesta segunda-feira (1º). Com a mudança, Solidariedade fica com apenas um vereador.

Por Redação | 01/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/Câmara Municipal de Campinas

Marrom Cunha, novo membro do MDB, durante sessão na Câmara
Marrom Cunha, novo membro do MDB, durante sessão na Câmara

O MDB ganhou mais um vereador na Câmara Municipal de Campinas. Marrom Cunha, eleito pelo Solidariedade, comunicou oficialmente à presidência da casa a troca de partido, oficializada no último dia 28 de março. É a segunda mudança de sigla neste ano. A primeira se refere à saída do presidente da Câmara, Luiz Rossini, do PV: o parlamentar se juntou ao Republicanos, partido situação no Executivo.

Agora, o MDB passa a ter dois vereadores, com Arnaldo Salvetti e Cunha. As movimentações ocorrem durante a Janela Partidária, período legal em que os parlamentares podem mudar de sigla. A atual começou no dia sete de março e deve durar até cinco de abril.

Por sua vez, o Solidariedade, ao qual Marrom era filiado, teve a bancada reduzida pela metade, e conta apenas com o vereador Jair da Farmácia.

Antes do início da janela, a Câmara tinha vereadores de 17 diferentes legendas, sendo que nove delas eram representadas por um único parlamentar.  Com a abertura, o número de legendas caiu, até esta segunda-feira (1º)  para 14:  PV, Avante e PSDB deixaram de ter integrantes no Legislativo.

Atualmente, as maiores bancadas são de PL e PSB, ambos com cinco parlamentares. O Republicanos, partido do Prefeito Dário Saadi, passou o PT e soma quatro vereadores. O Partido dos Trabalhadores, por sua vez, fecha o top 4 com três vereadores.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.