JORNALISMO

Morre em Campinas o jornalista Roberto Godoy

Considerado o maior especialista em assunto de Defesa do jornalismo brasileiro, Godoy enfrentava um câncer nos últimos meses.

Por Flávio Paradella | 29/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Reprodução/Estadão

Uma das inúmeras conquistas de Roberto Godoy foi o prêmio Esso, o principal reconhecimento do jornalismo brasileiro
Uma das inúmeras conquistas de Roberto Godoy foi o prêmio Esso, o principal reconhecimento do jornalismo brasileiro

O jornalista Roberto Godoy, reconhecido pela brilhante carreira no jornalismo e por ser o maior especialista em assuntos de Defesa , morreu nesta sexta-feira aos 75 anos, em Campinas. Ele enfrentava um tratamento contra o câncer nos últimos meses.

Nascido em Campinas no dia 18 de janeiro de 1949, Godoy deu início à sua carreira no Correio Popular, onde recebeu diversos prêmios de jornalismo, antes de se juntar à equipe do Estadão.

Uma das inúmeras conquistas de Roberto Godoy foi o prêmio Esso, o principal reconhecimento do jornalismo brasileiro, por sua reportagem "Nasce o primeiro computador da América Latina", publicada tanto no Correio quanto no Estadão.

Especialista em assuntos de Defesa, Godoy se destacou como um dos principais repórteres de segurança, armas e conflitos do Brasil e do mundo. Ao longo de sua carreira, ele cobriu remotamente todas as grandes guerras que ocorreram desde os anos 80.

Nas redes sociais, os colegam lamentaram a perda de Roberto Godoy. "Morre Roberto Godoy, considerado um dos maiores jornalistas brasileiros em assuntos militares. Pessoa genial. Foi uma honra ter trabalhado com ele no Estadão e entrevistado na Globonews", disse o jornalista Guga Chacra. "O jornalismo perde muito sem Roberto Godoy. Um mestre da profissão, uma enciclopédia da História. Foi meu padrinho no trainee do Estadão. Em cafés (sempre pagos por ele), me deu dicas para ser efetivado... Bom, estou lá até hoje", afirmou o Eduardo Gayer. Giovana Girardi publicou: "Ahh, que tristeza. Godoy era uma sumidade em temas de defesa, mas vou sempre me lembrar de sua extrema gentileza no trato com os colegas. Era sempre um prazer, e uma aula, conversar com ele. Vá em paz!".

Em nota, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), também comentou a perda de Godoy. “Godoy era um amigo de longa data. À família, meus profundos sentimentos de pesar. Perde a imprensa brasileira com a morte desse brilhante profissional”.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.