SERVIÇO

Obras na Rua José Paulino, em Campinas, avançam mais um trecho

A substituição do piso avançará por trechos até a Avenida Dr. Moraes Salles, pelo lado esquerdo.

Por Thiago Rovêdo | 29/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para Sampi Campinas

Divulgação

Obras na Rua José Paulino, em Campinas
Obras na Rua José Paulino, em Campinas

As obras de requalificação da Rua José Paulino, no Centro de Campinas, chegaram no trecho entre as vias Barreto Leme e Marechal Deodoro. A substituição do piso avançará por trechos até a Avenida Moraes Salles, pelo lado esquerdo. O lado direito, onde estão os abrigos de ônibus, receberá o intertravado na sequência.

Anunciado em outubro de 2023, o projeto abrange o trecho da José Paulino entre as avenidas Dr. Moraes Salles e Orosimbo Maia – 835 metros e nove quadras. Além da renovação das calçadas, a requalificação inclui recapeamento asfáltico, nova sinalização horizontal e vertical, implantação de piso podotátil direcional, rampas de acessibilidade e botoeiras sonoras, além de balizadores para contenção de fluxo.

A etapa de intervenções nas calçadas foi iniciada no dia 30 de janeiro, com a retirada do calçamento para receber o novo piso. A fase preliminar contemplou vistorias técnicas para finalização do projeto geométrico, que incluiu mapeamento das redes subterrâneas existentes (água e esgoto).

Entre as vias Barreto Leme e Marechal Deodoro, houve a colocação do intertravado e a instalação do tátil está em andamento. Neste trecho, os trabalhos ocorrem com interdição parcial. Não há bloqueio da via, apenas a faixa esquerda está canalizada. Em uma etapa posterior, haverá a finalização dos trabalhos nas esquinas.

Os pisos das calçadas têm tonalidades distintas para diferenciar a faixa de serviço (cinza claro), onde estão os postes de iluminação, colunas de sinalização vertical e mobiliário urbano; e a faixa de circulação (cinza escuro), área destinada ao trânsito de pedestres e às paradas de ônibus. Esse contraste facilita a identificação do piso tátil (amarelo) para as pessoas que apresentam baixa visão.

O piso intertravado é composto por blocos de concreto pré-moldados. Sua superfície é antiderrapante, o que garante mais segurança na circulação de pedestres. O modelo adotado na José Paulino possui borda reta, o que minimiza a trepidação de cadeiras de roda, ampliando as condições de acessibilidade. Apresenta maior durabilidade e é considerado sustentável porque permite que a água escoe e seja absorvida com mais facilidade.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.