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SERVIÇO
Obras na Rua José Paulino, em Campinas, avançam mais um trecho
A substituição do piso avançará por trechos até a Avenida Dr. Moraes Salles, pelo lado esquerdo.
Por Thiago Rovêdo | 29/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para Sampi Campinas
Divulgação
As obras de requalificação da Rua José Paulino, no Centro de Campinas, chegaram no trecho entre as vias Barreto Leme e Marechal Deodoro. A substituição do piso avançará por trechos até a Avenida Moraes Salles, pelo lado esquerdo. O lado direito, onde estão os abrigos de ônibus, receberá o intertravado na sequência.
Anunciado em outubro de 2023, o projeto abrange o trecho da José Paulino entre as avenidas Dr. Moraes Salles e Orosimbo Maia – 835 metros e nove quadras. Além da renovação das calçadas, a requalificação inclui recapeamento asfáltico, nova sinalização horizontal e vertical, implantação de piso podotátil direcional, rampas de acessibilidade e botoeiras sonoras, além de balizadores para contenção de fluxo.
A etapa de intervenções nas calçadas foi iniciada no dia 30 de janeiro, com a retirada do calçamento para receber o novo piso. A fase preliminar contemplou vistorias técnicas para finalização do projeto geométrico, que incluiu mapeamento das redes subterrâneas existentes (água e esgoto).
Entre as vias Barreto Leme e Marechal Deodoro, houve a colocação do intertravado e a instalação do tátil está em andamento. Neste trecho, os trabalhos ocorrem com interdição parcial. Não há bloqueio da via, apenas a faixa esquerda está canalizada. Em uma etapa posterior, haverá a finalização dos trabalhos nas esquinas.
Os pisos das calçadas têm tonalidades distintas para diferenciar a faixa de serviço (cinza claro), onde estão os postes de iluminação, colunas de sinalização vertical e mobiliário urbano; e a faixa de circulação (cinza escuro), área destinada ao trânsito de pedestres e às paradas de ônibus. Esse contraste facilita a identificação do piso tátil (amarelo) para as pessoas que apresentam baixa visão.
O piso intertravado é composto por blocos de concreto pré-moldados. Sua superfície é antiderrapante, o que garante mais segurança na circulação de pedestres. O modelo adotado na José Paulino possui borda reta, o que minimiza a trepidação de cadeiras de roda, ampliando as condições de acessibilidade. Apresenta maior durabilidade e é considerado sustentável porque permite que a água escoe e seja absorvida com mais facilidade.
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