VERBA EXTRA

Campinas vai pagar adicional para médicos em CSs abertos aos finais de semana

Diante da epidemia de dengue, a Secretaria de Saúde começou a aplicar um esquema de funcionamento ampliado para receber pacientes com sintomas da doença.

Por Thiago Rovêdo | 28/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para Sampi Campinas

Divulgação/PMC

O decreto tem validade enquanto Campinas permanecer em situação de emergência
O decreto tem validade enquanto Campinas permanecer em situação de emergência

A Prefeitura de Campinas publicou um decreto nesta quinta-feira, 28, onde estabelece pagamento de adicional emergencial e de plantões fora de escala para médicos que trabalham em CSs (Centros de Saúde) abertos aos finais de semana. Diante da epidemia de dengue, a Secretaria de Saúde começou a aplicar na semana passada um esquema de funcionamento ampliado para receber pacientes com sintomas da doença.

A medida será dada a 337 médicos. O pagamento irá ocorrer desde que sejam respeitados o teto estabelecido pela Administração e o limite de 44 horas semanais. O decreto tem validade enquanto Campinas permanecer em situação de emergência para a dengue. A cidade declarou esta condição em outro decreto definido em 7 de março.

Dez CSs abrem neste sábado, 30, com horário ampliado para receber pacientes com sintomas de dengue. O objetivo é reforçar a assistência à população e, ao mesmo tempo, reduzir a demanda por atendimentos na Rede Mário Gatti.

As unidades funcionam das 7h às 17h e a Secretaria de Saúde repete o esquema especial aplicado pela primeira vez no sábado passado, quando foram atendidos 1.071 pacientes. Outras três que tradicionalmente abrem das 7h às 13h permanecem com este horário.

"A Secretaria de Saúde ressalta, porém, que o fechamento pode ser novamente revisto para domingos posteriores caso aumente a busca de pacientes com sintomas de dengue por assistência médica. Esta lista compreende sinais como febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor nos olhos, vômito, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo (exantema)", informou.

Quais CSs abrem sábado?
As dez unidades com horário ampliado, das 7h às 17h, são: Florence, Valença, Ipê, Aeroporto, Capivari, Santo Antônio, União dos Bairros, Aurélia, São Quirino e Campo Belo. Neste grupo, nove já recebiam pacientes aos sábados, das 7h às 13h, antes da nova medida aplicada pela Secretaria de Saúde. A única que não abria era a do Campo Belo.

Das 7h às 13h, as unidades recebem todos os casos. Já a partir deste horário, os atendimentos serão direcionados para pacientes com sintomas de dengue.

Já as três que continuam funcionando das 7h às 13h são: DIC 1, Santa Lúcia e Vista Alegre

Durante o sábado, o Laboratório Municipal também funciona para receber amostras de exames e, com isso, facilitar o direcionamento de ações por equipes de saúde.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.