EMERGÊNCIA

Dengue: Dário segue Governo de SP e decreta situação de emergência em Campinas

Segundo o Painel de Arboviroses, a metrópole tem 14.838 casos da doença, além de três mortes.

Por Higor Goulart | 07/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/PMC

Decisão aconteceu após reunião entre prefeito e membros da Secretaria de Sáude
Decisão aconteceu após reunião entre prefeito e membros da Secretaria de Sáude

Campinas decretou estado de emergência para a dengue. A decisão aconteceu na manhã desta quinta-feira, 7, após reunião entre o prefeito Dário Saadi (Republicanos) e membros da Secretaria Municipal de Saúde. 

O decreto acontece dois dias após o Governo de São Paulo adotar emergência para a doença. De acordo com o Estado, a decisão aconteceu após São Paulo alcançar 300 casos da doença por 100 mil habitantes.

Em Campinas, a situação é ainda mais grave. Segundo o Painel de Arboviroses, a metrópole tem 14.838 casos da doença, além de três mortes. Considerando os 1,1 milhão de habitantes, de acordo com o IBGE, o município tem 1,3 mil casos para cada 100 mil moradores.


Leia mais!

- Saúde confirma mais duas mortes por dengue em Campinas

- Dengue e covid-19 aumentam em 32,1% atendimento em UPAs de Campinas

- Governo de São Paulo decreta estado de emergência para dengue após 31 mortes


Com a situação de emergência, Campinas permite adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento de casos de dengue. Com isso, pode direcionar recursos financeiros na compra de insumos como soro e materiais para nebulização, pagamento de horas extras e eventual contratação de pessoal para reforçar a assistência em saúde.

O decreto permite ainda recebimento de aporte financeiro do Ministério da Saúde, com valor a ser confirmado, para apoio nas ações de prevenção e combate à doença.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.