SAÚDE

Dengue e covid-19 aumentam em 32,1% atendimento em UPAs de Campinas

Em um comparativo entre os primeiros bimestres de 2023 e 2024, o número de atendimento nas UPAs saltou de 58,3 mil para 77 mil.

Por Higor Goulart | 06/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Reprodução/PMC

UPAs de Campinas registraram aumento nos atendimentos em 2024
UPAs de Campinas registraram aumento nos atendimentos em 2024

Mais de 77 mil moradores passaram pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Campinas em 2024. De acordo com a Rede Mário Gatti, que administra as unidades, o número representa um aumento de 32,1% em relação ao primeiro bimestre do ano passado. O crescimento se deve ao alto fluxo de pacientes com sintomas respiratórios, como covid-19, e dengue nas unidades. 

Entre janeiro e fevereiro do ano passado, por exemplo, as UPAs Carlos Lourenço, São José, Anchieta e Campo Grande atenderam 58,3 mil pacientes. No mesmo período deste ano, o número saltou para 77 mil atendimentos.

Em todo ano de 2023, 2,4 mil casos de dengue foram confirmados nas unidades. Somente em dois meses deste ano, o número já ultrapassou a marca de 2 mil.

O alto volume de atendimentos tem ampliado o tempo de espera nas UPAs. Segundo a Rede Mário Gatti, no entanto, muitos casos suspeitos de dengue poderiam ser atendidos nos Centros de Saúde de Campinas, para desafogar as unidades de pronto atendimento.


Leia Mais

- Homenagem a Bolsonaro rende clima tenso na Câmara e protesto de parte da população

Polícia Civil apreende estoque de drogas a 200 metros de escola infantil

Incêndio de grandes proporções atinge empresa de madeira em Mogi Guaçu


“Os pacientes com suspeita de dengue, classificados como A e B, que são casos sem gravidade, representam 98% dos atendimentos. Apenas 2% são urgência, com pacientes que podem ter complicações e precisarão ser internados”, contou o diretor de urgência e emergência da Rede Mário Gatti, Steno Pieri.

“Por isso, é importante que pessoas com sintomas leves procurem os centros de saúde”, completou.

 Ainda assim, para se preparar para o índice elevado de pacientes, a Rede esclareceu que planeja a instalação de salas de hidratação nas unidades do município.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.