EM VOTAÇÃO

Homenagem a Bolsonaro rende clima tenso na Câmara e protesto de parte da população

De autoria do vereador Major Jaime, a homenagem que pode render título de cidadão emérito de Campinas a Bolsonaro desagradou parte do Legislativo e da população.

Por Higor Goulart | 06/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/Agência Brasil

Jair Bolsonaro; ex-presidente foi registrado em Campinas
Jair Bolsonaro; ex-presidente foi registrado em Campinas

A Câmara Municipal de Campinas vota, nesta quarta-feira, 6, um Projeto de Decreto Legislativo que concede o título de Cidadão Emérito de Campinas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A iniciativa de autoria do vereador Major Jaime (PP), no entanto, gerou polêmica com a bancada de esquerda do Legislativo, que organizou um abaixo-assinado com mais de três mil assinaturas. 

Nascido em Glicério, Bolsonaro foi registrado em Campinas. Por isso, é elegível a uma das principais honrarias da Câmara, que reconhece pessoas nascidas na metrópole com relevantes serviços prestados à cidade.

Para justificar a ação, Major Jaime listou os feitos políticos e militares de Bolsonaro. O vereador, por exemplo, apontou que o ex-presidente “sempre apoiou e defendeu os princípios e valores que levaram à revolução de 64 (ditadura-militar)”, escreveu.


Leia Mais 

- Homem é preso após furtar carro do próprio pai para trocar por drogas

- Polícia Civil apreende estoque de drogas a 200 metros de escola infantil

- Último desejo: jovem de 17 anos em estado terminal quer se casar; ASSISTA


“Trata-se de um homem exemplar, de caráter e honra ilibados, uma excelente pessoa, pai de família amoroso, cidadão íntegro e honesto, líder nato, defensor da Pátria e dos valores conservadores”, seguiu.

Entre parlamentares de direita e centro-direita, a proposta agradou. No entanto, também causou revolta em uma parcela da população e vereadores da oposição. Afinal, o ex-presidente, alvo de operação da PF (Polícia Federal) em várias áreas, é investigado por dezenas de crimes e já foi condenado e se tornou inelegível pelos próximos oito anos.

“A proposta é absurda. O Bolsonaro não merece nenhuma homenagem. Aliás, o que ele merece é a punição pelos diversos crimes que cometeu, além de não ter feito nada pela nossa cidade enquanto esteve no governo. Nenhum grande investimento. A Câmara de Campinas corre o risco de ficar desmoralizada caso uma homenagem como essa seja aprovada. Convocamos todos os cidadãos da cidade a irem à sessão quarta-feira impedir esse absurdo”, afirmou Gustavo Petta (PCdoB).

A proposta motivou a vereadora Mariana Conti (Psol) a iniciar um abaixo-assinado contra a honraria. Atualmente, o documento conta com mais de 3,2 mil assinaturas da população. Além disso, a parlamentar convocou um ato durante a votação, nesta quarta-feira.

“Além de patética, essa ação faz parte da estratégia de Bolsonaro para tentar evitar a prisão. Não são poucos os crimes, incluindo as vítimas da covid-19, os casos de corrupção, o roubo de joias e a tentativa golpista de 08 de janeiro. Campinas enfrenta diversos problemas, mas a base do Prefeito Dario Saadi, assim como ele, parece não se preocupar com isso”, concluiu a vereadora.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.