RECEITA

Rabanadas

Este prato de preparo simples tornou-se icônico na ceia de Natal nas culturas de tradição cristã. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 24/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 500 ml de leite
  • Meia lata de leite condensado
  • 3 ovos
  • 6 pães franceses em rodelas
  • 1 colher (chá) de baunilha
  • Manteiga para untar a assadeira
  • Açúcar com canela para polvilhar

Este prato de preparo simples tornou-se icônico na ceia de Natal nas culturas de tradição cristã. Preparado com fatias de pão amanhecido, leite, ovos, baunilha, e polvilhado com açúcar e canela, o doce agrada à maioria dos paladares e tem uma história que demonstra como na necessidade os humanos criam a maioria das coisas que perduram.

Acredita-se que sua origem seja portuguesa; entretanto, existem relatos de variações inglesa e francesa. O que se conta é que o prato surgiu de uma necessidade de reaproveitar o pão amanhecido. Seja porque o alimento é considerado sagrado para os católicos e representa o corpo de Jesus Cristo. Seja porque na longa história da falta de alimentos a ordem sempre foi aproveitar tudo, nada jogar fora.

O pão de séculos atrás era de textura muito densa, de forma que em pouco tempo ficava duro. Os franceses criaram então o “pain perdu”, molhando-o no leite, passando por ovos batidos e fritando-o em gordura. De início era um alimento salgado, mas tão logo foi experimentado com mel, a aceitação tornou-se maior. Para eliminar o cheiro do ovo, cozinheiros experientes acrescentaram sementes da fava de baunilha ou raspas de laranja ou limão. Assim têm sido feitas as rabanadas desde muitos séculos. Com uma diferença que veio para auxiliar os que lutam contra a ingestão de gordura e condenam as frituras. As rabanadas passaram a ser assadas e não fritas. Tornaram-se muito menos calóricas.

Se você tem sobras de pão, ovos, leite e açúcar, pode preparar suas rabanadas com o pé nas costas. Você pode usar pão francês, baguete, italiano e até brioche. Mas precisam ser amanhecidos. Corte em rodelas de 2,5 cm. À parte bata os ovos em prato fundo até que claras e gemas fiquem bem misturadas. Em outro prato, também fundo, misture o leite condensado e o leite de vaca. Em um terceiro prato, misture açúcar e canela.

Mergulhe as rodelas de pão nas misturas de leites. Escorra bem e passe pelos ovos batidos. Volte a escorrer. Disponha em assadeira untada com manteiga, forrada com papel manteiga também untado, e leve ao forno preaquecido a 180 graus. Quando douradas, vire para o outro lado e deixe dourar também. Assim que estiverem prontas, passe-as uma a uma pelo açúcar com canela. Disponha na travessa de servir e leve para sua mesa de festa.

Aos leitores desta coluna, desejo um feliz Natal.

Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.