RECEITA

Creme de espinafre

No começo dos anos 20 do século passado o cartunista Elzie Segar chegava ao The New York Times com Popeye no bolso. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 24/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 2 maços de espinafre
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de parmesão ralado
  • 1 pitada de noz-moscada
  • Sal a gosto

No começo dos anos 20 do século passado o cartunista Elzie Segar chegava ao The New York Times com Popeye no bolso. O marinheiro rapidamente conquistou atenções, a ponto de tornar-se um dos mais famosos personagens de quadrinhos e animação de todos os tempos. Transformou-se em um dos ícones da cultura pop norte-americana.

Alto, magrelo, eterno cachimbo na boca torta, t-shirt listrada, Popeye tinha um trunfo, mantido sob segredo: ao comer uma porção de espinafre assumia nova persona, forte e inteligente, capaz de banir o mal sob qualquer forma em que aparecesse.

No início a verdura nem era espinafre. Mas a indústria de alimentos, que começava a enlatar verdura, sugeriu a Segar o uso dessas folhas suculentas de prodigiosa capacidade nutritiva mas rejeitada pelas crianças americanas. Outros biógrafos do cartunista afirmam que foi o contrário: ao ver o quanto Popeye fazia sucesso com o público infantil, o autor levou a ideia a publicitários que a compraram. Desde então cresceu sem parar a venda do espinafre em lata: as crianças comiam para “ficarem fortes como Popeye”; as mães apoiavam a ideia, já que o trabalho ficava muito menor, pois catar folhas de espinafre separando-as dos galhos levava tempo. O pragmatismo dos americanos selou o consumo.

No Brasil o espinafre em lata foi um fracasso, mesmo considerando a praticidade do alimento. Mas in natura ganhou status de alimento importante e hoje seu consumo é grande.

A recomendação dos nutricionistas é consumir pelo menos uma porção, cerca de um prato de sobremesa, três vezes por semana. As folhas entram em bolinhos, omeletes, refogados, sopas. E cremes como este que aparece na ilustração e pode ser servido como prato único acompanhado por torradas ou como guarnição de carnes brancas.

Separe as folhas dos talos, lave bem e coloque-as numa panela com quatro colheres de água. Leve ao fogo até que murchem. Espere esfriar, escorra bem, coloque sobre uma tábua e pique batendo a ponta da faca sobre elas. Em panela maior aqueça a manteiga, junte a farinha e mexa para fazer um molho roux. Assim que estiver dourando, junte o leite aos poucos para não empelotar e salgue. Mantenha em fogo baixo para cozinhar bem a farinha. Quando espessar, acrescente o espinafre picado, o queijo ralado e a noz-moscada. Mexa, desligue. Espere amornar e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo. Volte à panela, ligue o fogo, deixe levantar fervura e sirva.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.