RECEITA

Rostie

Rostie ou rösti é uma receita tradicional da culinária suíça, originária do Cantão de Berna, mas consumida em todo o país. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 17/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes (para quatro pessoas)

  • 4 batatas médias, de preferência Asterix
  • 4 colheres de queijo ralado
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
  • sal e pimenta-do-reino 

Rostie ou rösti é uma receita tradicional da culinária suíça, originária do Cantão de Berna, mas consumida em todo o país e muito apreciada também pelos franceses. Leva poucos ingredientes, mas pode ser enriquecida ao gosto do freguês. Consiste - dependendo da receita - de batata crua ou cozida passada pelo ralo grosso e frita em manteiga ou outro tipo de gordura. Os suíços costumam fritá-la na banha de porco ou na gordura de pato.

(A receita é feita aqui com batata cozida, pois sempre dá certo. Mas isso pressupõe cozinhar na véspera e ralar no dia de preparo. Se não houver tempo para isso, rale a batata crua, mas esprema muito bem numa trouxinha de pano para que fique completamente desidratada.)

Lave as batatas e cozinhe-as com a casca por cinco minutos, contados a partir da fervura. Quando esfriar, leve-as à geladeira. Use no dia seguinte. Descasque e passe pelo ralador, lado grosso. Com cuidado, transfira as batatas raladas para uma vasilha, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Unte com metade do azeite o fundo e os lados de uma frigideira antiaderente de 15 cm de diâmetro.

Espalhe metade da batata ralada pela frigideira, cobrindo todo o fundo.  Usando uma colher grande pressione para nivelar. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de seis minutos, até que a base fique levemente dourada. Este é o tempo necessário para cozinhar o centro. Em seguida, espalhe o queijo ralado e acerte a superfície, deixando livre do queijo uma borda de 1 cm para que ele não grude na frigideira quando derreter. Sobre o queijo espalhe com delicadeza a outra metade de batata ralada, nivele e permaneça com o fogo baixo por mais dois minutos.  Usando espátula, de preferência de silicone para não grudar, descole as laterais e o fundo, deslizando a rosti para um prato raso. Cubra o preparo com a frigideira novamente untada, segure o prato e vire de uma só vez. Volte a frigideira ao fogo baixo e deixe o outro lado cozinhar por mais seis minutos. Transfira para um prato e sirva a seguir.

Esta é uma receita que permite variações no recheio. O tipo de queijo a ser usado faz toda diferença. Um bom queijo torna este prato um banquete. Presunto fica ótimo. Algumas verduras podem combinar bem. E você pode optar por não rechear. Uma rostie simples e feita com capricho também é deliciosa.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.