RECEITA

Docinhos de tapioca

Não é apenas uma observação gentil de estrangeiros que nos visitam. É um fato: nós, brasileiros, somos bem criativos. Veja a receita da semana de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 10/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • Meia xícara de tapioca granulada
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 150 ml de leite
  • 150 ml de leite de coco
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 100 gramas de coco ralado

Não é apenas uma observação gentil de estrangeiros que nos visitam. É um fato: nós, brasileiros, somos bem criativos e por esta qualidade vencemos obstáculos de toda ordem, inclusive os econômicos. Nosso país rico em recursos, a começar dos naturais, ainda não encontrou governantes que acertassem a mão. A desigualdade segue firme e forte. Basta ter olhos de ver.

Digo isso porque vejo na maioria das mulheres brasileiras pobres que cuidam de suas famílias uma expressiva condição de inventar. Assim não fosse, seriam incapazes de dar conta de alimentar suas famílias, geralmente grandes, com o pouco dinheiro que conseguem na lida do trabalho e na administração do orçamento doméstico. Muitas dessas brasileiras valentes são também generosas e postam vídeos que nos mostram seus talentos na arte de fazer muito com pouco. Em todas as áreas, mas principalmente na cozinha, espaço onde bate o coração das casas.

Vi uma delas num vídeo falando como conseguiu sair da crise a que foi levada pela Covid, como aliás milhões de brasileiros. A coisa apertou e ela sobreviveu junto com os quatro filhos pequenos preparando docinhos e vendendo-os na rua, de porta em porta. Até que encontrou um nicho e se saiu bem ao oferecer os docinhos para festas infantis. Doces modestos, porque sua clientela não poderia pagar pelos de delikatessens. Mas queria doces gostosos, do agrado das crianças, feitos com ingredientes baratos. Foi então que ela recorreu à imaginação e a partir de lembranças da mãe nordestina, fez seus primeiros docinhos de tapioca, atualmente seu carro-chefe.

Os ingredientes, fáceis de serem encontrados, têm custo baixo. Despertam alegria se colocados em forminhas coloridas ou servidos em outras embalagens de papel. Também são econômicos: as quantidades indicadas acima rendem sessenta docinhos, cujo sabor lembra o dos tradicionais beijinhos. O acréscimo da tapioca granulada, aparentemente para fazer a receita render mais unidades, conferiu um sabor diferenciado, dosou a maciez, transformou o que seria mais um corriqueiro docinho de festa numa iguaria bem brasileira. Afinal, a tapioca é coisa nossa há bem mais de 500 anos. E o coco também.

Quer experimentar? É fácil demais. Basta hidratar a tapioca com o leite por cinco minutos. Depois, é juntar os outros ingredientes, metade do coco ralado e misturar tudo numa panela pequena. Em seguida, mexer para integrar, levar ao fogo médio por dez minutos, continuar mexendo sem parar. Quando a massa começar a desgrudar das laterais e do fundo da panela está pronta. Retire para uma tigela, espere amornar e formate as bolinhas. Umedeça as mãos com água para facilitar. Role-as pela outra metade do coco ralado reservado e use a sua criatividade para servi-las.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.