RECEITA

Bolinhos de abobrinha

Os petiscos de abobrinha, vistos na foto, são simples mas deliciosos. Podem ser fritos ou assados- inclusive na panela air fryer. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 20/08/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

A abobrinha é legume que conquistou a simpatia dos consumidores em função do sabor delicado.
A abobrinha é legume que conquistou a simpatia dos consumidores em função do sabor delicado.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de abobrinha ralada sem o miolo
  • 1 cebola pequena ralada
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • 4 colheres (sopa) de parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa)de amido de milhosal
  • Pimenta síria 
  • Óleo de milho para fritar

Molho

  • 1 pote de iogurte
  • 1 limão
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 pitada de sal

A abobrinha é legume que conquistou a simpatia dos consumidores em função do sabor delicado, da versatilidade em preparações culinárias e das características nutritivas. Ela teve importância para o desenvolvimento de antigas sociedades. É possível afirmar isso a partir do estudo de artefatos arqueológicos como sementes, pedúnculos e cascas encontrados em escavações realizadas em uma região que vai do sul dos Estados Unidos ao Peru. A análise desses resquícios vegetais mostrou que essas plantas já existiam há mais de 10 mil anos. Junto com feijão e milho, a abóbora fez parte da dieta dos astecas, maias, incas e até hoje está presente em aldeias indígenas de nosso país, ao lado da mandioca.

Existem duas espécies de abobrinha bastante consumidas no Brasil. A Cucurbita moschata, conhecida como menina ou brasileira; produz frutos cilíndricos com bojo e sua coloração é verde escuro. Já a conhecida como italiana pertence à espécie Cucurbita pepo, e seus frutos são mais alongados, de casca brilhante, com tons de verde mais claro.

Um detalhe:  o que costuma surpreender as pessoas é que essas mesmas plantas também produzem aquelas abóboras grandes, de cores que vão do verde ao laranja. Acontece que a abobrinha é o fruto ainda verde. Assim, caso o agricultor não a colha nesse ponto, ela vai se desenvolver, ficar maior, com casca dura e polpa alaranjada, à qual chamamos de abóbora. Com ela se faz um doce muito bom.

Da abobreira tudo se aproveita. Os brotos, chamados no Brasil de cambuquira, nome indígena, tornam-se ingredientes de um refogado saboroso. As flores, grandes e amarelas, podem ser incorporadas em diferentes pratos por serem comestíveis. Na mesa italiana é comum encontrá-las à milanesa, fritas depois de passadas por ovos batidos, e também em decoração de pratos. No caso da abobrinha, há sempre uma dona-de-casa, uma cozinheira, um chef criando novo jeito de servi-la.

Uma ressalva que se costuma fazer em relação a este legume é quanto ao cuidado na compra. Quando já picada e embalada em filme de plástico, deve obrigatoriamente estar em expositor refrigerado. Preste atenção ao prazo de validade e não compre se houver formação de líquido amarelado no fundo da embalagem, o que indica que o fruto está começando a se deteriorar. Prefira comprar frutos com o cabinho, pois eles se conservarão por mais tempo.

Os seguintes temperos combinam com a abobrinha: alho, cebola, pimenta, cebolinha verde, azeite, limão, vinagre, gergelim, manjericão, salsinha. Ela também pode ser combinada com condimentos tradicionais da culinária oriental (coreana, japonesa ou chinesa) como o sh?yu (molho de soja fermentado) e azeite de gergelim (extraído de sementes de sésamo torradas).

Os petiscos de abobrinha, vistos na foto, são simples mas deliciosos. Podem ser fritos ou assados- inclusive na panela air fryer. Comece lavando bem a abobrinha. Seque e passe pelo ralo, lado grosso, até chegar ao miolo, que deve ser descartado. Reserve. Bata o ovo com o leite, junte o queijo ralado, agregue os temperos. Acrescente aos poucos e com delicadeza a abobrinha, para mantê-la íntegra. Polvilhe a farinha misturada com o amido, mexendo até formar uma massa homogênea. Frite às colheradas, em óleo quente, retirando com espumadeira e colocando sobre papel toalha. Sirva com molho de iogurte misturado com suco de limão, azeite e pitada de sal.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.