RECEITA

Sanduíche de avocado

Parece que o avocado vai conquistando rapidamente os brasileiros antes acostumados a comer abacate só com açúcar. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 06/08/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Reprodução

O avocado tem um pouco menos de carboidrato e um pouco mais de gordura.
O avocado tem um pouco menos de carboidrato e um pouco mais de gordura.

Ingredientes

  • 1 avocado
  • 4 fatias de pão de forma
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de maionese
  • 6 fatias de bacon
  • 1 limão
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Parece que o avocado vai conquistando rapidamente os brasileiros antes acostumados a comer abacate só com açúcar, o que causava espanto entre turistas sul-americanos em visita ao nosso país. Peruanos, chilenos, colombianos (e mesmo norte-americanos do sul) o apreciam em pratos salgados, entre os quais o guacamole é o mais conhecido e replicado. Consumidores que estranhavam o uso aderiram a ele em razão da força dos chefs que divulgam boas receitas em sites de culinária na internet. Tornou-se assim cada vez mais comum ver nos varejões avocados ao lado de abacates.  Mas qual é afinal a diferença entre eles?

Começando pela forma, os tamanhos são diversos: o abacate costuma ser pelo menos duas vezes maior. Quanto à casca, a do abacate é verde, geralmente brilhante, mais fina e lisa; a do avocado é marrom, dura e rugosa. O sabor e a textura diferem pouco: o avocado é levemente menos doce e tem consistência mais firme. Trocando em miúdos, ele é uma espécie melhorada, parente próximo em sabor, aparência e nome e nome do abacate.

Uma curiosidade léxica. Ambos têm pé no espanhol “aguacate”, adaptado do termo inca ahuacatl, cujo significado faz alusão ao formato de testículo do fruto. Foi um dos primeiros produtos que os invasores levaram para a Espanha tão logo retornaram das primeiras viagens ao México.

Quanto ao potencial nutritivo, nutricionistas atestam que as frutas apresentam diferenças mínimas. O avocado tem um pouco menos de carboidrato e um pouco mais de gordura. A maior diferença é em relação à quantidade de fibras: o abacate apresenta quase o dobro delas.

O avocado combina bem com sal, pimenta, limão, coentro, salsa, cebolinha, cebola roxa. Por conta da textura, vai muito bem em saladas onde entra também o tomate; e nos carpaccios, por ser possível cortar fatias finas sem deformar a polpa. Uma receita nova que experimentei e da qual gostei bastante foi a do sanduíche aberto onde ele aparece como cobertura, num efeito bonito. Sua maciez contrasta com o crocante do pão torrado e do bacon reduzido a farofinha. Os ovos misturados à maionese respondem à demanda de proteínas que uma refeição deve comportar e formam mais uma camada de sabor. Eu gostei tanto da experiência que já repeti algumas vezes.

O importante é saber escolher o fruto, que precisa estar maduro mas firme. Para saber, só testando com os dedos. Pressione a casca, se oferecer muita resistência, ainda não está no ponto. Pode comprar, mas leve para casa e embrulhe em jornal: assim ele amadurece em dois dias.

É de preparo rápido e fácil. Divida o avocado na vertical, descarte o caroço, e usando uma faquinha de cortar legumes retire a casca com cuidado para manter a polpa íntegra. Corte fatias de 1 cm e borrife limão para que não escureçam. Salgue de leve. Reserve. Cozinhe os ovos: mergulhe-os em água fria e quando esta começar a ferver, conte sete minutos. Desligue a chama, descasque os ovos sob torneira, leve-os para uma tigela, esmigalhe com garfo, agregue a maionese, misture bem, salgue e apimente. Torre as fatias de pão; pode ser no forno, na frigideira ou na torradeira. Coloque o bacon entre duas folhas de papel toalha e leve sobre um prato ao micro-ondas por três minutos. Tire do forno, remova as folhas para que não grudem e depois de frio esmague o bacon até formar uma farofinha. Monte o sanduíche:  torrada, ovos, avocado, farofa de bacon.  Enfeite como os mexicanos, com folha de coentro. Se não gostar, use salsinha.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.