RECEITA

Bolo de milho

Os brasileiros ficaram sem as festas juninas por três anos, por conta da Covid. Mas agora elas estão de volta. Veja a receita de bolo de milho de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 11/06/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Há muitas receitas práticas como esta, preparada no liquidificador com milho de latinha.
Há muitas receitas práticas como esta, preparada no liquidificador com milho de latinha.

Ingredientes:

  • 1 lata de milho verde 
  • 1 lata de leite
  • 1 lata de açúcar 
  • 1 lata de fubá 
  • ¾ lata de óleo de milho
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 2 colheres (sopa) de coco ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Os brasileiros ficaram sem as festas juninas por três anos, por conta da Covid. Mas agora elas estão de volta e, pelo que se sabe sobre o número de quermesses em preparação, os santos serão muito celebrados. No quesito culinária, o milho é protagonista na mesa e aparece sob a forma de pipoca, pamonha, curau, canjica, mingau, broa, polenta, cuscuz, espiga cozida ou assada... e bolo! Bolo de milho não pode faltar. Há muitas receitas práticas. Como essa, preparada no liquidificador com milho de latinha. Não se pode fazer com o milho natural? Sim, pode; mas aí é preciso dar um cozimento rápido nos grãos.

Se comprar o milho pronto para ser usado representa um avanço a quem tem pouco tempo na cozinha, as medidas unificadas também ajudam: quase tudo é medido na mesma latinha de milho, rendendo cerca de doze pedaços. Se precisar de um bolo maior, desses que as crianças costumam levar para a festa da escola, é só dobrar a quantidade de ingredientes.

Isso posto, abra a lata e comece. Escorra o líquido e coloque os grãos no copo do liquidificador. Reserve a lata para medir os outros ingredientes. Junte o óleo, os ovos e o açúcar e bata por um minuto. Em seguida agregue o fubá previamente misturado à farinha. Vá juntando o leite aos poucos e batendo. Quando a massa estiver bem misturada, desligue e coloque numa tigela. Junte o coco ralado e o fermento em pó, mexendo com colher para integrar bem. Despeje em forma untada com óleo e polvilhada com farinha. Essa forma pode ser a redonda, de buraco, tamanho médio. Ou assadeira de 20cm x30cm.  Leve ao forno já aquecido a 180 graus por 40 minutos, tempo básico exigido pelos bolos. Quando dourar, use o palito para saber se está bem cozido no interior. Desenforme depois de morno. Servido com café passado na hora num desses finais de tarde fria, é um regalo para a alma.

Cereal da família das gramíneas, cultivado nas Américas e na Europa por causa dos grãos comestíveis ricos de amido, o milho é originário do México de onde se espalhou por toda a América do Sul. Sua cultura exige calor e umidade. Junto com a mandioca, foi alimento sem o qual os colonizadores portugueses e espanhóis teriam enfrentado ainda maiores dificuldades para sobreviver. Com milho os indígenas faziam farinha e beiju, alimentos que guardavam para consumir na entressafra. Quando as espigas estavam verdes, comiam-nas geralmente assadas nas fogueiras, de onde vem o costume dos ditos civilizados de assim as prepararem nas festas juninas. Também era alimento religioso, já que com milho preparavam um tipo de bolo com que celebravam o nascimento das crianças.

Sobre a etimologia da palavra nada tem a ver com os idiomas das tribos indígenas. Milho vem do latim “millium”, que significa mil, e a associação se fez no espírito dos colonizadores em alusão ao número de grãos de cada espiga. Os tupis-guaranis chamavam ao milho “avati” e cada grupo tinha uma lenda para contar a sua origem.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.