TRÂNSITO

Emdec promove mudanças no local onde mais há acidentes em Campinas; entenda

Localizada na região do distrito do Campo Grande, a área vai passar por obras a partir desta segunda-feira.

Por Thiago Rovêdo | 04/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação

Obras da intervenção começam nesta segunda-feira
Obras da intervenção começam nesta segunda-feira

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) vai adotar novas medidas na primeira colocada do ranking de “50 Pontos Críticos” de acidentalidade em Campinas, para tentar mudar esta realidade. A partir desta segunda-feira, 5, a região do cruzamento entre a rua Tom de Araújo, marginal da avenida John Boyd Dunlop (JBD), e a avenida Prof. Mário Scolari receberá intervenções para a transformação da segurança viária local.

O ranking foi criado pela Emdec, e aponta locais onde acidentes ocorrem com mais frequência. Com base em dados atualizados, entre janeiro de 2018 e abril de 2023, nesta localidade, foram registrados 99 sinistros: um com vítima fatal; 48 com vítimas, sem óbito; 46 sem vítimas; além de quatro atropelamentos sem óbitos.

O objetivo é fazer os condutores reduzirem a velocidade nas esquinas, no acesso de uma via para a outra. Durante a simulação dessas obras geométricas, foi constatado que os motoristas passaram a realizar manobras de acordo com os objetivos de segurança viária, sem impactos consideráveis no percurso.

Haverá a diminuição do raio de giro dos condutores que entram na rua Tom de Araújo a partir da rua Prof.ª Olga Álvares Schreiner e da avenida Prof. Mário Scolari; e dos que acessam a Prof. Mário Scolari ou a rua Josepha Júlia Doval de Oliveira a partir da Tom de Araújo.

Será implantado sentido único nas ruas Prof.ª Olga Álvares Schreiner (com sentido rumo à rua Tom de Araújo) e Josepha Júlia Doval de Oliveira (com sentido rumo à rua Dr. Dante Erbolato). Em ambas, a alteração ocorre no trecho entre a Tom de Araújo e a rua Dr. Dante Erbolato. 

Serão aumentados os passeios para pedestres, permitindo a circulação de um veículo por vez na faixa, em três pontos específicos: na rua Tom de Araújo a partir da rua Prof.ª Olga Álvares Schreiner e a partir da rua Prof. Mário Scolari; e na rua Dr. Dante Erbolato, a partir da rua Josepha Júlia Doval de Oliveira. 

As intervenções serão acompanhadas pela implantação e manutenção de sinalizações horizontais e verticais, para esclarecer os condutores e pedestres.  As obras devem durar cerca de duas semanas.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.