RECEITA

Espaguete de abobrinha

Há muitas gírias relativas a frutas e vegetais no português. Quem nunca usou “descascar este abacaxi” para se referir a tarefa difícil? Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 07/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Ingredientes
(para duas porções) 

  • 300 gramas de abobrinha em filos
  •  2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola pequena
  • 2 colheres (sopa) de azeitonas verdes
  • 4 folhas de manjericão
  • Parmesão ralado
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Há muitas gírias relativas a frutas e vegetais no português. Quem nunca usou “descascar este abacaxi” para se referir a tarefa difícil, espinhosa, da qual não conseguiu se desvencilhar? Ou então “comprar a preço de banana”, o que significa pagar um valor ínfimo por algo?  E ainda, diante de algum desaforo, não mandou alguma vez o outro “plantar batatas”, expressão que os portugueses criaram (e nós brasileiros incorporamos) para traduzir trabalho de quem não conseguia algo melhor para sobreviver? “Falar abobrinha” foi empregada até há pouco tempo para traduzir o valor de coisas que se dizem e nenhum valor revelam. Como o da banana, o preço da abobrinha também era ínfimo; hoje, não mais. E a conotação com coisas de nulo valor transcendeu o reino vegetal. Dia desses, vendo um noticiário de TV, ouvi a pessoa ao meu lado dizer em referência a um político: “Esse homem só fala borracha”.

Saindo do léxico, vamos migrar para tema mais pertinente por aqui, o da culinária. Elegemos por assunto a abobrinha, diminutivo de abóbora, que no Nordeste é chamada de jerimum, termo tupi. Este fruto, e não legume, faz parte da mesa brasileira por ser saboroso, de digestão leve e entrar como ingrediente de variados preparos. Usamos abóbora para o fruto maduro, bom para doces; e abobrinha para a pequenina, que quanto mais nova melhor nos pratos salgados. Os chefs estão sempre inventando um jeito novo de prepará-la, seja a da espécie italiana, seja a brasileira.

O espaguete de abobrinha é uma criação de Alex Atalla, premiado brasileiro proprietário do restaurante DOM, em São Paulo. Dali o jeito de transformar a abobrinha em finos fios parecidos com espaguete ganhou públicos cada vez maiores. E se antes usava-se faca fininha para conseguir bom resultado, algum engenhoso brasileiro criou um utensílio que em dois minutos transforma a abobrinha em fios. Atualmente, quase todos os varejões oferecem o produto em bandejinhas de isopor. O molho fica a gosto de quem vai cozinhar e degustar. O prato que ilustra o texto é bem leve, temperado apenas com sal, azeite, alho, cebola, azeitona e manjericão. Mas para ficar verdinho e al dente, há um segredo, que você descobre, se é que já não sabe, lendo o modo de fazer, a seguir.

Passe os fios de abobrinha na água corrente. Leve a ferver numa panela média a água com uma colher (chá) de sal. Enquanto espera a água ferver, doure numa frigideira os dentes de alho picados em lâminas e a cebola cortada em cubinhos; junte as azeitonas sem caroços picadas em rodelas. Reserve. Coloque água gelada numa tigela. Leve o espaguete de abobrinha à água fervente por apenas um minuto. Retire rapidamente com espumadeira e coloque na água gelada para impedir a continuação do cozimento. Dessa forma a textura ficará perfeita e a cor verdinha. Escorra bem, leve os fios verdes à frigideira com o azeite temperado e quente, refogue rapidamente e sirva com queijo ralado à parte. É um acompanhamento perfeito para filé de frango grelhado.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.