RECEITA

Salada de ovos

Com o aumento crescente do preço da carne, a queda do poder aquisitivo da população, e a reabilitação, por parte dos nutricionistas, do ovo como alimento saudável, essa excelente fonte de proteína tornou-se a salvação de milhões de donas de casa.

Por Sonia Machiavelli | 04/09/2021 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

Dirceu Garcia/GCN

Salada de ovos
Salada de ovos

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 1 cebola roxa pequena
  • 2 colheres (sopa) de salsinha
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha
  • Para a maionese
  • 1 ovo inteiro
  • 2 gemas
  • 2 colheres (sopa) de limão (ou vinagre branco)
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 300 ml de óleo (deixe 15 minutos na geladeira antes de empregar)

 

Com o aumento crescente do preço da carne, a queda do poder aquisitivo da população, e a reabilitação, por parte dos nutricionistas, do ovo como alimento saudável, essa excelente fonte de proteína tornou-se a salvação de milhões de donas de casa. Frito, cozido, mexido, usado em centenas  de receitas, ele tem garantido o sustento na nossa mesa. O consumo médio anual bateu em 250  por pessoa, contra 230, a média mundial. Em 2020,  registramos  o recorde de produção: foram 53 bilhões de unidades; e neste ano, a projeção é de 56 bilhões, apesar da queixa dos produtores sobre a alta do preço da ração. Pesquisa recente que perfila o padrão de hábitos alimentares do brasileiro, mostra que metade de nossa população reconhece o ovo como o segundo melhor alimento, depois do leite.

Uma maneira de diversificar sua presença no cardápio é integrá-lo numa salada. Para isso o primeiro passo deve ser o preparo da maionese caseira, que faz a diferença nesse prato. Coloque no liquidificador um ovo inteiro e duas gemas, juntou duas  colheres (sopa) de mostarda e duas de limão ( que podem ser substituídas por vinagre branco), uma pitada de sal. Ligue o motor, depois de ajustar a tampa, deixando apenas a abertura menor, por onde se vai juntando lentamente o óleo em fio,  continuando a bater até “montar”, que é o nome que os cozinheiros dão quando o molho encorpa. Estando pronta a maionese, leve seis ovos (em temperatura ambiente) para cozinhar numa panelinha e assim que principie  a ferver, conte sete minutos. Retire da água fervente e  mergulhe  numa vasilha com água gelada, para interromper o cozimento. Assim as gemas ficarão cremosas e não correrão o risco de esfarelar. Quando der para manuseá-los, descasque, coloque  numa tigela,corte em quatro partes verticais e depois em duas cada. Em seguida, junte  cebola roxa,  salsinha,  cebolinha picadas e mexa. Por fim agregue o molho, envolvendo os ingredientes com delicadeza. 

A maionese caseira realmente confere um sabor muito especial. Mas se você não tem tempo nem paciência, pode fazer com a industrializada: é só juntar  mostarda, sal e  cheiro verde. Também fica muito bom para consumir num dia de calor, como esses de início de primavera. 

 

   

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.