CULINÁRIA

Pão com azeitonas

As oliveiras, parte daquele cenário que inspirou pintores, produzem excelentes frutos, consumidos ali há milhares de anos, com presença marcante até na Bíblia. Quem nunca ouviu falar do Monte das Oliveiras, por onde passou Jesus Cristo?

Por Sonia Machiavelli | 07/02/2021 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Dirceu Garcia/GCN

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • ½ colher (sopa) de sal
  • 20 gramas  de fermento biológico seco 
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço

 

A dupla formada por pão e azeitonas pode ser encontrada na culinária de inúmeros povos ocidentais e na região do chamado Crescente Fértil, onde provavelmente nasceu pelas mãos árabes, reconhecidas na produção de  pães simples e deliciosos. As oliveiras, parte daquele  cenário que inspirou pintores, produzem excelentes frutos, consumidos ali há milhares de anos, com presença marcante até na Bíblia. Quem nunca ouviu falar do Monte das Oliveiras, por onde passou Jesus Cristo? É certo que aquelas culturas no mais das vezes embrulhavam (e continuam embrulhando) azeitonas no pão pita, fininho e circular, mas  massa e azeitonas reunidas antes de serem levadas ao forno foram  uma criação dos povos da Península Ibérica. Tornaram-se  itens importantes no menu de espanhóis e portugueses. 

O da foto não é um pão leve nem de rápida execução. Mas valem a pena  o tempo e o trabalho- que nem é tanto, apenas o suficiente para que a massa que reúne farinhas branca e integral  seja bem sovada para crescer perfeitamente. A receita foi inspirada numa de Rita Lobo, com  poucas variações. Acompanhe a seguir o modo de fazer. Depois, se experimentar, me diga se ficou bom. 

Numa tigela, misture bem as farinhas, o sal e o fermento. Faça um buraco no centro e acrescente a água morna e 1 colher (sopa) de azeite. Trabalhe a massa do centro para fora, incorporando os ingredientes até formar uma bola.

Enfarinhe uma superfície lisa e sove a massa de pão por 10 minutos até que ela fique lisa e elástica. Faça uma bola com a massa.

Unte o fundo de uma vasilha  grande e funda com azeite. Coloque a massa dentro   e pincele bem com mais azeite. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer  em lugar longe de sol ou vento. Em uma hora ela vai dobrar de volume. 

Corte as azeitonas em 4 partes e seque bem com papel-toalha. Coloque-as num prato e polvilhe um pouco de farinha.Reserve.

Transfira a massa crescida para uma superfície lisa enfarinhada e aplaine com os dedos para formar um retângulo de 30x15cm. Passe o rolo de leve, sem apertar, para definir bem o formato. Distribua os pedaços de azeitona pela superfície e enrole como um rocambole. 

Unte uma assadeira com óleo. Ajeite a massa com a abertura para baixo. Faça 6 cortes na superfície, sentido da largura, usando uma faquinha afiada. Pincele com azeite de oliva. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 30 minutos. Ligue o forno  a 180 graus, temperatura média. 

Ao  perceber que a massa está bem crescida, pincele o pão com mais azeite e leve ao forno já aquecido  a 180 graus. Enquanto assa, o que deve levar cerca de 50 minutos, deleite-se com  o perfume que vai invadir a sua cozinha. Se o aroma  da massa simples já é bom, imagine-a combinada  com as azeitonas pretas. 

 

 

   

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.