RECEITA

Salada de repolho

Especialidade alemã acompanha batatas cozidas, tulipas assadas, bife à milanesa, lombo de porco, hambúrguer, linguiças ou as clássicas salsichas.

08/08/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Ingredientes

200 gramas de repolho verde

200 gramas de repolho roxo

1/2 cebola roxa média

1/2 cebola branca média

1 xícara (de chá) de uvas passas brancas

1 xícara (chá) de iogurte grego natural

1 limão médio

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (chá) de mostarda amarela

Sal e pimenta a gosto.

 

O repolho é das hortaliças mais consumidas pelos brasileiros. É produto de fácil acesso porque a produção nacional é grande. A colheita se estende por todo o ano e ocorre de dois a quatro meses após o plantio, dependendo da variedade escolhida e época de cultivo, com desenvolvimento mais rápido no verão. Ele também se faz muito presente nas cozinhas europeias e asiáticas, podendo ir à mesa em refogados e sopas, ou em saladas. Os árabes o utilizam no conhecido charutinho, quando não encontram folhas de parreira. Na antiga Grécia era iguaria dos nobres. Os egípcios o cultivavam no tempo dos faraós. Salvou da fome populações inteiras em períodos de guerra e invernos rigorosos. O conhecido chucrute, conserva fermentada em que se emprega determinada variedade de repolho, dura semanas e de prato único tornou-se acompanhamento apreciado de carnes nas culturas germânicas.

Como os alemães, os franceses desenvolveram com o tempo grande número de pratos com essa hortaliça. Alguns bem sofisticados, como um que mantém íntegra a cabeça do repolho, recheado com presunto entre as folhas. Difícil de preparar, bonito de ver, oferece sabor e texturas únicas, dizem os que já o experimentaram no Sul do nosso país, onde a imigração alemã foi e continua influente nos quesitos da culinária. Fora dessa região, não temos muitas

variações. No verão o repolho é cortado em tiras e temperado com azeite, limão e sal. No inverno aparece refogado ou enriquecendo a sopa de legumes.

(Só para não perder o hábito, a palavra repolho tem origem no espanhol repollo, que por sua vez nasceu no latim, língua-mãe, como repullus, do verbo repullulare, “produzir folhas em abundância”. Não é que a definição é perfeita?)

E agora vamos à receita que ilustra a foto e é uma umas melhores saladas que comi este ano. Fácil, combina dois tipos de repolho- o verde e o roxo, e dois tipos de cebolas- a branca e a roxa. Tudo é cortado bem fininho e depois misturado com uvas passas devidamente hidratadas, sal e pimenta-do-reino a gosto. Mas o tcham da delícia é o molho que leva iogurte, mel, mostarda e limão, envolve as folhas e torna o prato uma experiência gustativa que vale a pena.

Comece pelas uvas passas. Deixe-as de molho em uma tigelinha com água morna por 15 minutos. Em seguida corte os repolhos em tiras fininhas. Você pode fazer isso à faca, desde que a lâmina esteja bem amolada, ou passando-os pelo mandolim. Coloque as tirinhas em vasilha funda e cubra com mistura de água e três colheres (sopa) de vinagre, para higienizar. Corte em plumas finas as cebolas. Em um bowl misture iogurte, mel, suco de limão, mostarda, sal e pimenta até ficar homogêneo. Escorra o repolho e leve-o para uma saladeira, junte as cebolas, passas escorridas e o molho. Misture com dois garfos. Acerte o sal e a pimenta-do-reino. Sirva em temperatura ambiente ou gelada. De um dia para outro fica ainda mais saborosa. Pode fazer par com batatas cozidas, bife à milanesa, hambúrguer,tulipas assadas ou as óbvias salsichas, que na Alemanha sempre se fazem acompanhar de uma caneca de chopp e aquela saudação típica:“Prost!”

 

Passo a passo

1. Corte em tirinhas o repolho, coloque em água e vinagre para higienizar

2. Corte em plumas finas as cebolas

3. Hidrate as uvas passas brancas e reserve

4. Prepare o molho: iogurte, mostarda, mel, suco de limão, sal e pimenta

5. Coloque na saladeira repolho escorrido, cebolas, passas; agregue o molho e misture bem

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.