NORDESTINO

Pudim de tapioca

Segundo no 'Top 20 Receitas', do site Ana Maria Braga, este pudim é um exemplo de que há sobremesas tão simples quanto deliciosas

24/05/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Segundo colocado no concurso 'Top 20 Receitas', do site  Ana Maria Braga, este pudim de tapioca é um exemplo de que há sobremesas  tão simples de preparar quanto deliciosas
Segundo colocado no concurso 'Top 20 Receitas', do site Ana Maria Braga, este pudim de tapioca é um exemplo de que há sobremesas tão simples de preparar quanto deliciosas

Ingredientes

Pudim

500g de tapioca granulada

1  ½xícaras (chá) de açúcar

1 litro de leite quente

50g de coco ralado

1 vidro de leite de coco (200 ml)

1 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de essência de baunilha

Margarina para untar

Coco ralado  para polvilhar

Calda

1/2 lata de leite condensado

1/2 vidro de leite de coco

2 colheres (sopa) de leite em pó

1/2 caixinha de creme de leite

 

Sempre que  posso acompanho o programa de Ana Maria Braga, jornalista a quem admiro desde os tempos em que ela trabalhava nas revistas da Abril. Profissional competente  e ser humano inspirador, já deveria ter ganhado uma biografia. Nascida em São Joaquim da Barra, num 1º de abril, completou 71 anos. De ascendência italiana, seu nome de família é Maffei, o mesmo de uma conhecida parteira que os francanos mais velhos conheceram- Maria Maffei.

 Antes de se tornar  apresentadora do programa “Mais Você”, na Globo, sua trajetória foi intensa e custosa. Formada em Ciências Biológicas pela Unesp, atuou na área por algum  tempo mas  se decidiu pelo trabalho na imprensa, onde começou atuando como editora das principais revistas do país.  Na  Abril chegou ao cargo de primeira diretora comercial.  Dali migrou para a televisão como apresentadora. O primeiro emprego foi na extinta TV Tupi. Depois  encarou  o programa “Note e Anote” da Record. Em 1999 optou pela Globo e o "Mais Você" foi ao ar em julho daquele ano, já com o  fantoche em forma de papagaio, o LouroJosé, controlado por Tom Veiga. Ao vencer o câncer duas vezes, a primeira em 2001,a segunda recentemente,  a apresentadora  tornou-se símbolo de luta e resistência.

Costumo reunir  receitas que ela ensina. Nesse período de quarentena, tenho usado meu tempo, entre outras coisas, para organizar esse material culinário. Foi quando me deparei com o pudim de tapioca,que  é mesmo especial e mereceu o prêmio conquistado em concurso promovido pelo programa há dois anos.  A  calda de  quatro leites  faz  a diferença  no mix de texturas e sabores. E  a facilidade com que pode ser preparado soma  pontos.  É econômico, rende bastante e  tem um bonito aspecto.  Anote aí.

Numa  tigela  grande misture a tapioca com o açúcar. Ferva o leite. Aos poucos, acrescente  à mistura, mexendo sempre para incorporar. Quando começar a ficar cremoso, pare e deixe em repouso por dez minutos. Adicione então o leite de coco, o leite condensado e a baunilha; por último 3/4 do coco  ralado. Misture bem. Despeje em fôrma de cone central untada com margarina e leve à geladeira por uma  hora ou até endurecer.

Prepare a calda, que não tem mais simples. Basta reunir leite condensado, de coco e em pó. Mexa até integrar as diferentes espessuras. Coloque por fim o creme de leite, gelado e sem soro, mexendo mais um pouco. Está pronto.   

Desenforme o pudim, regue com  metade da calda, polvilhe com o coco restante e sirva gelado. O restante da calda  vai numa molheira.O da foto foi decorado com physalis, esse frutinho  interessante.

 Passo a passo

1.      Misture numa tigela a tapioca granulada e o açúcar  

2.      Regue com leite fervente  mexendo sem deixar  empelotar, reserve

3.      Depois de dez minutos junte o leite condensado, o de coco e a baunilha; mexa

4.      Despeje em forma untada com margarina e leve à geladeira; prepare a calda

5.      Desenforme, salpique coco  ralado e sirva gelado, com a calda de três leites

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.