Suã e arroz vermelho; confira o passo a passo desta deliciosa receita

Este é um prato para preparar quando se quiser alcançar um efeito gourmet.

17/03/2019 | Tempo de leitura: 4 min

Este é um prato para preparar quando se quiser alcançar um efeito gourmet, pois suas cores fortes alegram o olhar e seu aroma seduz o olfato
Este é um prato para preparar quando se quiser alcançar um efeito gourmet, pois suas cores fortes alegram o olhar e seu aroma seduz o olfato

Talvez você já tenha visto o arroz vermelho em caixinhas de um quilo nos supermercados. Eles ficam em geral ao lado de outros arrozes: negro, cateto, integral, arbóreo. Parecem grãos modernos, frutos desses cruzamentos que hoje são comuns e nos surpreendem com desenhos incomuns, tipo berinjelas brancas ou melancias quadradas. Entretanto, o arroz vermelho é um cereal conhecido pelos portugueses antes mesmo de o Brasil ser descoberto, no século XVI. Aqui trazido pelos donatários das primeiras capitanias, o grão exótico se adaptou muito bem às nossas terras, mas não ganhou popularidade talvez pelo fato de que demora muito para ser cozido, quando comparado com os outros. E naqueles tempos, como no nosso, por razões diversas ganhar tempo parece ser imperativo.

De fato, para quem está com pressa, a diferença entre preparar o arroz branco e o arroz vermelho é de 40 minutos no mínimo, cravados no relógio. Mas é inegável que o vermelho confere um toque de exclusividade nos pratos onde entra, pelo sabor acastanhado e cor marcante. Contribui para seu crescente consumo, o fato de que em sua casca existem compostos que lhe dão essa coloração singular e são benéficos à saúde, pois ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue, são fonte de energia, contêm minerais como ferro e zinco, e vitaminas do complexo B.

O arroz vermelho vai bem com peixe grelhado ou frito; salmão na crosta de castanha; legumes salteados na manteiga; medalhão de filé; filé de frango; bife à milanesa e tutti quanti. No prato que você vê na foto, ele está ao lado de pedaço de suã, corte de porco que é preciso pedir ao seu açougueiro, pois não será encontrado nos supermercados. Se isso não for possível, substitua por costelinha que ficará também muito bom. Para decorar e compor gostos e texturas, usei picles de pimentão, cenoura, vagem, cebola, lâminas de amêndoas e cebolinha picada. Na cozinha, vale sempre a criatividade e cada família tem suas próprias preferências. Se você gosta de cozinhar, teste outras combinações que sua receita vai fazer sucesso. Criatividade na cozinha é tudo!

Comece pelo arroz, porque ele demora pelo menos 40 minutos para ficar macio, tempo necessário para cozinhar os pedaços de suã e as costelinhas. O arroz não precisa ser lavado; ele vai direto do pacote à panela, como no caso dos risotos. Use cebola roxa, para manter o tom dos grãos. Refogue a cebola bem picadinha em quatro colheres de azeite. Assim que amolecer, acrescente o arroz, mexa bem para o azeite envolver todos os grãos, cubra com a água fervente, salgue e deixe no fogo até amaciar, o que leva em média 40 minutos. Se secar antes que os grãos estejam macios, junte mais água fervente. Enquanto o arroz cozinha, passe à carne de porco, que deverá ter sido temperada pelo menos uma hora antes com cebola branca ralada, alho socado, sal, pimenta-do-reino, colorau e meio limão espremido. Quanto mais tempo ficar nessa marinada, mais gostoso será o sabor final.

Refogue os pedaços de carne até que ela fique bem dourada. Cubra com água fervente e deixe cozinhar até amolecer. Ao espetar um garfo nos pedaços, você perceberá se estão macios. Caso for necessário, junte mais água fervente. Quando a carne estiver dourada, com um restinho de molho no fundo, desligue a chama. Em geral os tempos coincidem: carne e arroz ficam prontos ao mesmo tempo. Passe então à montagem. Coloque um aro no meio do prato individual. Com uma colher, ajeite dentro do aro o arroz, apertando com as costas da mesma colher. Retire um pouquinho do molho formado no fundo da panela de carne e coloque no prato. Arrume pedaços de picles da forma que melhor lhe aprouver. Retire o aro e disponha um pedaço de suã ao lado do arroz. Se gostar, decore com lâminas de amêndoas e cebolinha verde. Está pronto seu prato gourmet.

Ingredientes

 1 quilo de suã ou costelinha
 ½ quilo de arroz vermelho
 1 cebola roxa pequena
 1 cebola branca pequena
 2 dentes de alho
 6 colheres de azeite
 Sal
 Pimenta-do-reino
 1 colher (chá) de colorau
 Picles a gosto
 Lâminas de amêndoas a gosto
 Cebolinha verde a gosto
 

PASSO A PASSO 

- Refogue o arroz vermelho com seus temperos e deixe cozinhar até que fique macio 

- Cozinhe a carne de porco até amaciar e ficar dourada

- No prato de servir monte um aro, enforme o arroz, disponha os picles 

- Retire o aro e coloque um pouquinho do molho da carne

- Decore com lâminas de amêndoas e cebolinha picada

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.