Rolinhos de presunto com melão

O bom do melão é que ele combina com um número grande de alimentos.

25/11/2018 | Tempo de leitura: 4 min

 4 fatias de presunto (cru ou cozido)
 4 fatias de melão 
 4 dentes de alho pequenos
 1 ramo de manjericão
 200 gramas de muçarela de búfala ou ricota
 2 colheres (sopa) de azeite
 2 colheres (sopa) de maionese
 Sal a gosto
 Pimenta-do-reino branca a gosto
 
Sonia Machiavelli
EDITORA
 
Consumido em larga escala na Europa, no Japão e nos Estados Unidos, o melão ganhou popularidade no Brasil apenas nas últimas três décadas. Talvez pelo fato de nosso país ter-se tornado exportador, em lugar de importador. E isso aconteceu desde que a região nordeste, com condições climáticas favoráveis ao cultivo durante todo o ano, substituiu grande parte das lavouras de milho pelas de melão, obtendo excelentes resultados, com alta produtividade e qualidade, sendo favorecidas a aparência e o sabor. 
 
 Até então, o único tipo que conhecíamos como produto da nossa terra era o melão caipira, bem menor, muito suculento, doce e perfumado, plantado no meio de outras lavouras, como sua parenta, a melancia. A delícia brasilis parece ter-se perdido. Mas os que hoje consumimos, e se encontram à venda em todo lugar, são bons também. 90% deles vêm do semi-árido. 
 
Originário da África e da Ásia, este melão de casca amarela, cilíndrica, polpa branca ou cor de salmão, é cultivado na Europa e Ásia desde os primórdios da Era Cristã. As primeiras sementes do fruto chegaram às Américas na segunda viagem de Colombo ao Novo Mundo, em 1493. 
 
Rico em vitaminas, água e fibras, o melão é benéfico para  a saúde, já que é antioxidante, aumenta a imunidade e ainda ajuda a combater problemas como diabetes, envelhecimento das células, sintomas de menopausa, doenças cardiovasculares e muito mais. Pelo menos é o que informam os nutricionistas, seguidos de perto pelos produtores. 
 
Além de ser delicioso ao natural, seja fatiado ou cortado em cubos (ou bolinhas), ele pode também estar presente em diferentes receitas, tanto doces quanto salgadas e desde as mais simples até as mais elaboradas. Dessa forma, além de servi-lo em sobremesas, você pode apostar nele para fazer uma entradinha ou preparar um prato principal caprichado. E mais: chefs criativos o tem usado na composição de molhos para saladas variadas ou como recheio adocicado de carnes ou peixes. Tudo depende é das apostas culinárias que se queiram fazer. Não deixe de incluir essa fruta incrível no seu dia a dia, principalmente nesse verão que se aproxima e, segundo dizem os meteorologistas, deve ser muito quente.
 
Ela pode conferir sofisticação ao risoto de camarão; ser o destaque de uma sopa fria com base em caldo de legumes perfumado com manjericão; formar um belo carpaccio; misturar-se a laranjas e rúcula numa salada temperada com vinagre balsâmico; fazer par com queijos cremosos e folhinhas de hortelã; misturar-se a tomatinhos cereja para acompanhar franguinho grelhado; entrar boleado na salada grega, junto a queijo feta, azeitonas, alface, tudo mesclado com azeite. Essas são algumas sugestões para pratos salgados; a lista de sobremesas que o melão protagoniza também é extensa. 
 
O bom do melão é que ele combina com um número grande de alimentos. Um de seus pares perfeitos é o presunto. Ambos se casam perfeitamente- o doce e crocante de um, o salgado e macio do outro agradam aos paladares mais exigentes e vão muito bem em dias de extremo calor, pois alimentam e refrescam. Os rolinhos de presunto com ricota acompanhados de melão são uma dica para prato completo, pois unem proteína, vitaminas, cálcio e sais minerais. Além do mais, ficam bonitos ao olhar, se você colocar os rolinhos num prato bonito. Nâo vão ao fogo nem levam tempo. São tudo de bom! 
 
Faça assim. Descasque e triture os dentes de alho. Lave o manjericão, enxugue com papel toalha, pique as folhas e reserve. Numa tigela misture a muçarela esmagada (ou a ricota ralada) com alho, manjericão picado e azeite. Tempere com sal e pimenta. Mexa com garfo para que a mistura fique soltinha. Coloque uma fatia de presunto sobre uma tábua e espalhe sobre ela uma camada de maionese. Em cima desta distribua o recheio de queijo. Enrole cada fatia como um rocambole. Coloque na travessa de servir e repita a operação com as fatias de presunto restantes. 
 
Agora chegou a hora do melão, sem o qual este prato poderia perder a graça. Lave bem, seque, mantenha a casca da fruta. Corte as fatias, retire as sementes e depois corte na vertical, até à casca, mas sem destacá-la, como mostra a foto. Segunda opção: descasque e corte a polpa em cubinhos. Terceira: use um boleador e faça bolinhas. Aí quem está preparando o prato usa a imaginação. Até a forma como a fruta é colocada na travessa infuencia a apresentação. Porque já se sabe: a gente começa a comer pelos olhos. 

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.